Avançar para o conteúdo principal

Temos Turmas Imbatíveis no AE de Prado


A EB1 de Sobral – Cervães aderiu ao projeto Turma Imbatível do LIDL.


Nessa sequência, foi contemplada e recebeu um jogo de tabuleiro gigante no qual se desenvolve “Um jogo e peras” muito útil para explorar a sustentabilidade, permitindo uma transversalidade com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. 
Com ele se tratou a Alimentação sustentável, a Economia circular e o Consumo responsável, fazendo parte do jogo questões relacionadas com a produção, as lojas, os transportes e o consumo em casa.

Neste momento, apenas as turmas do 1º e 2º ano realizaram o jogo e/ou atividades relativas ao mesmo.

O jogo para além de outras potencialidades, ao jeito de cada orientador, na nossa escola, particularmente, acrescentou a identificação dos grupos com nomes associados à sustentabilidade. Assim, a primeira turma que o realizou, identificaram-se por “Ecopontos”; “Compostagem”; “Moinhos de vento” e “Bicicletas”. Para além disto, cada grupo arranjou uma mascote que servia para vibrarem ao longo do percurso quando acertavam e, no final, para a vitória do grupo vencedor.

Foi uma atividade de aprendizagem que decorreu num ambiente calmo, organizado e com entusiasmo.

A segunda turma explorou o conceito de “Sustentabilidade” através da exploração do mesmo projeto e realizando uma ficha de consolidação. 














As restantes turmas, a seu momento, também o irão realizar.

No final, procedeu-se ao preenchimento da avaliação, mas aguarda-se a atividade das restantes turmas para poder enviar de uma só vez todas as respostas.

Agradecemos esta oportunidade de mais uma diferente estratégia/atividade  de aprendizagem.

 

Professora Júlia Barbosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género