Avançar para o conteúdo principal

Concurso “Envolve-te na Igualdade”

Entre as  iniciativas que estão a ser promovidas no âmbito do Projeto ENVOLVER (cofinanciado pelo POISE e com tutela da CIG–Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género), e que têm por objetivo informar, sensibilizar, intervir e potenciar a mudança positiva de crenças e comportamentos entre crianças e jovens nos domínios da desigualdade entre mulheres e homens e na violência no namoro, e depois de terem sido já realizadas sessões de sensibilização sobre esta temática  com todas as turmas do 5º ao 9ºano (presenciais e on-line), terminou no passado dia 30 o prazo para os alunos submeterem a a concurso os trabalhos elaborados , através de diversas formas de expressão, tais como artes plásticas, fotografia, vídeo, teatro e/ou reportagem entre outras, estimulando uma forma crítica e ativa de promover o combate à desigualdade baseada no género e violência no namoro.

Apesar de bem longe do objetivo traçado pelo GAAF que seria o de envolver todas as turmas neste concurso, pois é um projeto que se desenvolve já desde o início do ano letivo e a temática assume uma grande relevância no nosso quotidiano, mesmo enquanto escola,  só 5 turmas corresponderam ao desafio.

2º Ciclo ---- 6ºA e 6ºD (cada uma com 2 projetos)

3ºCiclo ---- 8ºA , 8ºB e 9ºD 

Os nossos parabéns e apreço pelo trabalho desenvolvido, por alunos, docentes e técnicos e, logo que possível, divulgaremos os trabalhos.

GAAF


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género