Avançar para o conteúdo principal

Parabéns aos nossos artistas (todos) e aos seus professores



Caros professores, alunos e encarregados de educação

 

Gostaríamos, em primeiro lugar, de agradecer a forma entusiástica com que aceitaram o nosso desafio para participar no concurso criativo "Quem consegue florir melhor?".

 

Este concurso foi lançado em abril pelo Centro de Biologia Funcional de Plantas (pólo do BioISI) da Escola de Ciências da Universidade do Minho, como uma das iniciativas integradas no programa de atividades promovido no âmbito do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, que se celebra no  dia 18 de maio de 2021.

 

O concurso desafiou os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico a porem em prática a sua criatividade e, utilizando diversas técnicas, representarem diferentes flores, ilustrando toda a sua beleza, diversidade e magia.

 

No total, foram recebidos 1620 trabalhos, envolvendo mais de 1725 alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Distrito de Braga. Não foi tarefa fácil selecionar os melhores trabalhos nas duas categorias: pré-escolar e 1º ciclo, mas aqui estão os resultados:

 

Nome do aluno

Escola

Concelho

Professor



1º Ciclo


Vitor Costa

EB1 de Sobral - Cervães

Prado, Vila verde

Maria Inês Veloso Costa


Yasmin Pólvora Dias

EB1 de Prado

Vila Verde

Marlene Alexandra Fernandes Barbosa

 

Todos os alunos participantes serão presenteados com plantas, gentilmente oferecidas pelo Pelouro do Ambiente do Município de Braga, para a sensibilização da população estudantil para a importância das plantas na agricultura, horticultura, silvicultura, produção de bens não-alimentares e no equilíbrio do ecossistema urbano. 

 

Aos melhores trabalhos selecionados pelo júri será ainda oferecida uma caixa de Petri com sementes em germinação para observarem o crescimento das plantas, tal como é feito nas experiências que fazemos no nosso laboratório, entre outras surpresas. 

 

A exposição virtual com todos os trabalhos está disponível no site do evento.

 

Fotografias dos melhores trabalhos nas categorias pré-escolar e 1º ciclo neste link https://drive.google.com/drive/folders/14tEfqWpYhRQvLDd1gLNGwoZHYHcs3jjc?usp=sharing


UM_EC_logo_50%

Escola de Ciências 
Gabinete de Comunicação e Interação com a Sociedade
 
____________________________________


Iremos na próxima semana proceder ao levantamento dos prémios e das plantas,  que entregaremos logo que possível nas escolas participantes.

Iremos ficar com um Agrupamento bem mais colorido e alegre, pois as flores têm essa magia...

Obrigada a todos os participantes por colaborarem para que o  AE de Prado floresça sempre mais e melhor.

GAAF

Colegas,

Venho, por este meio, agradecer a participação na iniciativa "Quem consegue florir melhor" e, embora para mim sejam todos(as) vencedores(as), não posso deixar de registar a distinção dos alunos(as) Vítor Costa, da EB de Cervães, e Yasmine, da EB n.º1 de Prado.
Parabéns!

O diretor
Luís Afonso Martins


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género