Avançar para o conteúdo principal

Regresso às aulas: guia para pais


Os pais, que naturalmente estão um pouco ansiosos com o fim das férias, são peças fundamentais no reajuste das rotinas dos filhos e na volta ao ritmo escolar. Espreite tudo o que não pode escapar nessa fase.

Prepare o regresso às aulas: guia para pais com 6 dicas a não perder


Voltar à rotina da escola após as férias pode ser uma tarefa penosa, não só para os alunos, mas para os seus pais. Mas, independentemente da idade dos filhos, é sempre possível para os pais suavizarem esse momento de transição, que implica algum reajustamento e recuperação de certos hábitos e rotinas.
regresso às aulas guia para os pais

Eis um guia para pais no regresso às aulas dos seus filhos

Deixamos-lhe 6 sugestões para regressar ao ritmo de forma gradual e sem sofrimento.
  1. Ajude o seu filho a retomar a rotina de sono ajustada ao tempo de aulas que se avizinha. No verão é normal facilitar e deixar os filhos deitarem-se mais tarde. Mas as primeiras semanas de aulas podem tornar-se realmente difíceis para eles se a sua rotina de sono não estiver já ajustada ao horário escolar. O ideal é, aos poucos, ir introduzindo a hora de ir deitar, cada vez mais cedo, até chegar a uma rotina estável, em que o seu filho durma no mínimo oito horas. Quando ele começar a acordar cedo ainda nos dias de férias, recompense o seu esforço levando-o a passear, ao parque ou à praia.
  2. Uma ou duas semanas antes do início da escola, reserve tempo de qualidade com cada um dos seus filhos, e discuta com eles o próximo ano. A prioridade nesta fase é ouvir o que eles têm a dizer, para tentar perceber as suas preocupações. Atenção: há que agir conforme as idades! Uma criança no ensino básico poderá precisar de sentir que algumas expectativas são depositadas no seu esforço, mais do que no sucesso escolar. Se tem filhos adolescentes, deixe-os ser ativos na definição de metas e objetivos.
  3. Estabeleça limites para reduzir os hábitos menos saudáveis que é normal adquirirem durante as férias do Verão. Aqui poderá incluir-se jogar jogos de computador, passar muito tempo ao telemóvel nas redes sociais, levar o telemóvel para a cama na hora de dormir, entre outros.
  4. Não ceda à tentação de proteger demasiado os seus filhos. Muitos pais, compreensivelmente, têm o desejo de resolver os problemas dos filhos. No entanto, a chave para o sucesso na escola e na vida em geral é a autonomia! Assim, mesmo sabendo que o momento de voltar à escola traz consigo alguma tensão – vão conhecer novos professores, vão aprender novas matérias, e vão-se relacionar com novos (e reconectar-se com antigos) colegas – não tente resolver os problemas pelos seus filhos. Ouça e aconselhe, mas deixe que sejam autónomos na tomada de decisões. Em vez de proteger, oriente-os. Diga-lhes de que maneira poderão ultrapassar os problemas.
  5. Apresente-se ao professor do seu filho e pergunte-lhe qual é o método de comunicação preferencial entre a escola e os encarregados de educação. Isto poderá poupar-lhe alguns mal entendidos. Por exemplo, há entidades que não usam o email para responder a mensagens; há escolas em que a porta do diretor está sempre aberta e o atendimento de pais é feito em horário livre, noutras escolas não é de todo assim. Conheça as regras e colabore. 
  6. Leve o seu filho a fazer um check up no médico, para ver se está tudo bem com a sua saúde. Muitas escolas exigem imunizações atualizadas, e poderá ser solicitado a fornecer documentos que mostrem que seu filho tem todas as vacinas em dia. Além do mais, fatores como a acuidade visual e auditiva têm impacto direto na aprendizagem. Não se descuide!

Não se esqueça de cuidar de si

Para muitos pais, o regresso dos filhos às aulas representa, também, uma sobrecarga em termos de rotinas e gestão do tempo. por isso reserve alguma atenção para si mesmo: descanse, marque períodos de tempo para estar sozinho ou com outros adultos e esquecer o mundo das crianças, e organize com antecedência as tarefas das primeiras semanas de aulas e trabalho (por exemplo, as refeições). Verá que também sente com mais suavidade o regresso à vida ativa!

in EKONOMISTA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género