Avançar para o conteúdo principal

Calendário escolar 2018/2019

Resultado de imagem para regresso às aulas 2018-2019

Calendário escolar 2018/2019: todas as datas 

Calendário escolar: datas para o ano letivo que aí vem


Em termos de estrutura, o calendário escolar 2018-2019 tem a forma usual. Como sempre, há um primeiro, segundo e terceiro períodos. Também como é habitual, o terceiro é substancialmente mais curto do que os restantes. Quanto às pausas, também não há novidades em relação aos anos anteriores: Natal, Carnaval e Páscoa.
material escolar

Em que dia começa o ano letivo  2018-2019?

Diz-nos o calendário escolar que o começo do ano letivo 2018-2019 dá-se na semana compreendida entre 12 e 17 de Setembro de 2018. Estas datas aplicam-se aos ensinos pré-escolar, básico e secundário.

Quando termina o ano letivo  2018-2019?

Como habitual, Junho é o mês em que se dá o remate final no ano letivo. Para todos os alunos, o ano letivo terminará entre o 5 e o 21 de Junho. Os primeiros a ficarem de férias serão os do o 9.º, 11.º e 12.º anos – para esses as aulas terminam no dia 5 de Junho. A segunda vaga de alunos a ficar de férias é a dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos, no dia 14 de Junho, e por fim os últimos a terminar o ano letivo são os mais novos (do pré-escolar e dos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos), a 21 de Junho.

Datas dos três períodos escolares, um a um

Pode ir planeando os seus períodos de férias. Aqui estão as datas de início e fim dos períodos.
  • Primeiro período: o primeiro período tem início entre os dias 12 e 17 de Setembro e termina no dia 14 de Dezembro, seguindo-se as férias do Natal.
  • Segundo período: as aulas retomam para o segundo período no dia 3 de Janeiro e só terminam no dia 5 de Abril.
  • Terceiro período: o terceiro e último período começa no dia 23 de Abril, e termina entre os dias 5 e 21 de Junho.

Interrupções no ano letivo 2018-2019

Durante o ano letivo 2018-2019, teremos três pausas.
  • A primeira consiste nas férias do Natal e Ano Novo, e dá-se entre o 17 de Dezembro e o 2 de Janeiro.
  • Semana do Carnaval: as mini férias do Carnaval, mais uma vez consistirão dos dias circundantes ao dia do Carnaval. Em 2019 a terça feira de Carnaval calha no dia 5 de Março, por isso, nessa semana os alunos apenas regressarão à escola na quinta feira, dia 7 de Março.
  • Férias da Páscoa: em 2019, a pausa para as férias da Páscoa ocorre entre os dias 8 e 22 de Abril.

Datas das avaliações

Neste calendário escolar, falta-nos ainda divulgar as datas das provas de avaliação. Mais uma vez, no próximo ano letivo teremos três grandes momentos de avaliação:
  • Provas de aferição (ensino básico) – 2 de Maio a 12 de Junho
    Destinadas aos alunos dos 2.º, 5.º e 8.º anos, pela primeira vez algumas destas provas irão ser realizadas online, nomeadamente as de Português, História e Geografia no 8.º ano.
    Disciplinas em avaliação:
    2.º ano: Expressões Artísticas, Expressões Físico-Motoras, Português e Estudo do Meio e Matemática
    5.º ano: Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal e Educação Física
    8.º ano: Português e História e Geografia
  • Provas finais (3º ciclo) – 18 de Junho a 22 de Julho
    No final do 9º ano termina-se o terceiro ciclo, e como é costume, os alunos têm que fazer as provas finais. Estas avaliações têm mais uma vez um peso de 30% sobre a nota final, apurando-se através das provas de Português e Matemática.

Calendário escolar: 6 dicas para preparar o novo ano letivo


A aproximação de um novo ano letivo traz mudanças e ajustes nas rotinas de toda a família, por isso é recomendável planear tudo atempadamente. Isso irá ajudar a minimizar o impacto e a reduzir a ansiedade, quer do aluno, quer daqueles que o rodeiam diariamente.
Vamos conhecer a seguir 6 dicas para preparar o novo ano letivo, tendo em atenção o calendário escolar.
calendario escolar

1. Aproveite as férias ao máximo, mas sem se esquecer por completo da escola

As férias significam descanso e divertimento para toda a família, no entanto, existem algumas atividades que, devem ser tomadas em conta para ajudar no sucesso escolar do seu filho. Por exemplo, existem atividades que despertam a curiosidade e que fomentam o conhecimento – estas podem realmente ser uma mais-valia e uma motivação para o tempo escolar.
Atividades lúdicas que envolvam passear com a família para descobrir história e património ou ciência, jogar jogos variados, fazer desporto, ler ou ouvir ler, escrever, ir ao teatro, por exemplo, poderão ajudar a que estas atividades sejam vistas pelo prazer e não pela obrigação e, claro, para que sirvam de referência e ajuda em contexto escolar.

2. Prepare uma gradual adaptação às mudanças

Nada melhor do que esquecer o relógio, acordar mais tarde, almoçar fora de horas nas férias, mas talvez valha a pena preparar gradualmente a mudança de ritmos. Uma mudança drástica das rotinas de férias para as da escola pode ser difícil para as nossas crianças e jovens, por isso, algum tempo antes de o ano escolar iniciar, vá definindo e implementando regras e horários para acordar e deitar, tempos de refeições, preferencialmente em família, o papel da TV, do computador e telefone, etc.

3. Adquiram livros e material escolar de forma consciente

Envolva os seus filhos no processo de aquisição de livros e de material escolar, defina prioridades e orçamentos. Assim, conseguirá controlar o orçamento e trabalhar com eles competências essenciais como: gestão do dinheiro, responsabilidade, compromisso, etc.
Outra dica é fazerem uma boa arrumação no quarto ou local de estudo para poderem verificar os materiais que podem ser reaproveitados, os que podem pedir emprestados ou doados, bem como os que estão em mau estado e podem ser reciclados. Assim, também poderá poupar no momento de comprar materiais escolares para o novo ano letivo, promovendo a consciência solidária e ecológica.

4. Preparem refeições saudáveis em conjunto

Este é outro aspeto que pode ir sendo introduzido aos poucos: onde e como vão ser as refeições quando as aulas começarem? As nossas crianças e jovens vão passar mais tempo fora de casa, logo vão alimentar-se mais vezes sem supervisão. Por essa razão, é importante criar hábitos alimentares saudáveis, pensar na possibilidade de preparar lanches e marmitas em casa para levar para a escola, por exemplo. Ainda durante as férias, podem preparar e testar receitas e lanches em conjunto, que irão, com certeza, promover bons momentos de partilha, criar hábitos alimentares saudáveis e ajudar na gestão do orçamento.

5. Faça parte da vida escolar do seu filho. Envolva-se, participe!

Pode parecer uma dica óbvia, mas esta é, sem dúvida, uma dica muito importante, por isso vale sempre a pena reforçá-la. Envolva-se na vida escolar do seu filho: converse com ele, motive-o, conheça a escola e equipa docente, participe, esteja presente. O envolvimento e o interesse dos pais ou outros educadores promovem a autoconfiança, a autoestima, a motivação, a alegria e os resultados, não só dos alunos, mas principalmente das pessoas que são e dos adultos em que se tornarão.

6. Faça-o reconhecer e tentar eliminar ou reduzir os seus maiores focos de distração.

Aqui poderemos estar a falar de um jogo de computador ou telemóvel, não consultar mensagens ou redes sociais durante alguns períodos em que é necessário concentrar-se em algo mais importante. Se o problema for uma televisão, certifique-se que no lugar de estudo não há uma à vista. Fomente um espaço de trabalho para o seu filho onde o silêncio seja uma constante.

in EKONOMISTA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género