segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Estágios de Verão 2018

 O projeto estágios de verão foi implementado no agrupamento de escolas de Prado em articulação com o CLDS 3G de Vila Verde. Teve como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais em contexto real de trabalho, constituindo-se como uma excelente oportunidade de enriquecimento e de apoio na tomada de decisão em relação a projetos escolares e profissionais futuros.
O projeto decorreu no mês de julho, tendo como destinatários os alunos do 9º ano de escolaridade. Participaram num total de dezasseis alunos do 9ºano de escolaridade, sendo que catorze alunos integraram o programa estágios de verão e dois alunos (educação inclusiva) o projeto integrar.

 Num primeiro momento, foram realizadas sessões de informação junto dos alunos e respetivos Encarregados de Educação. Posteriormente foi efetuada a sensibilização e captação de alunos, mostrando-lhes o impacto positivo que tal projeto poderá trazer nos seus projetos escolares e profissionais. Os alunos mostraram desde logo muito interesse no projeto, tendo-se registado uma grande adesão. No entanto, foi definido um limite de vagas para cada agrupamento de escolas, que não poderia exceder os dez alunos.
Neste sentido, é importante ressalvar que apesar do limite de inscrições, os alunos e encarregados de educação que mostraram um grande interesse, o GAAF encetou esforços junto do CLDS, tendo conseguido integrar a maioria dos alunos inscritos. 


 Os alunos foram integrados em diferentes contextos empresariais, tendo num cômputo geral respeitado os interesses manifestados pelos alunos e respetivos encarregados de educação. As entidades que acolheram os alunos situam-se maioritariamente na zona geográfica dos alunos, nomeadamente: Clube Náutico de Prado; Farmácia; Clínica veterinária; Pastelaria; Salão de Cabeleireiro; IdeiaCinco Multimédia; Casa do Povo de Vila de Prado, Centro Comunitário de Prado; Centro Social e Paroquial de Cervães; Empresa Desitraço, Soluções Publicitárias e CEA - Cooperativa de Ensino Artístico, sendo que esta última está sediada em Braga.
 Algumas fotos e testemunhos...

O balanço geral efetuado pelos supervisores externos e pelos alunos participantes é muito positivo.

Um local de trabalho corporativista é imprescindível para o crescimento de todos e ainda para o desenvolvimento pessoal de cada um. 

O GAAF agradece à equipa CLDS 3G pela excelente colaboração com o agrupamento de Prado na dinamização de vários projetos, que contribui certamente para o enriquecimento de todos.


 GAAF 

Sem comentários: