Avançar para o conteúdo principal

Estágios de Verão 2018

 O projeto estágios de verão foi implementado no agrupamento de escolas de Prado em articulação com o CLDS 3G de Vila Verde. Teve como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais em contexto real de trabalho, constituindo-se como uma excelente oportunidade de enriquecimento e de apoio na tomada de decisão em relação a projetos escolares e profissionais futuros.
O projeto decorreu no mês de julho, tendo como destinatários os alunos do 9º ano de escolaridade. Participaram num total de dezasseis alunos do 9ºano de escolaridade, sendo que catorze alunos integraram o programa estágios de verão e dois alunos (educação inclusiva) o projeto integrar.

 Num primeiro momento, foram realizadas sessões de informação junto dos alunos e respetivos Encarregados de Educação. Posteriormente foi efetuada a sensibilização e captação de alunos, mostrando-lhes o impacto positivo que tal projeto poderá trazer nos seus projetos escolares e profissionais. Os alunos mostraram desde logo muito interesse no projeto, tendo-se registado uma grande adesão. No entanto, foi definido um limite de vagas para cada agrupamento de escolas, que não poderia exceder os dez alunos.
Neste sentido, é importante ressalvar que apesar do limite de inscrições, os alunos e encarregados de educação que mostraram um grande interesse, o GAAF encetou esforços junto do CLDS, tendo conseguido integrar a maioria dos alunos inscritos. 


 Os alunos foram integrados em diferentes contextos empresariais, tendo num cômputo geral respeitado os interesses manifestados pelos alunos e respetivos encarregados de educação. As entidades que acolheram os alunos situam-se maioritariamente na zona geográfica dos alunos, nomeadamente: Clube Náutico de Prado; Farmácia; Clínica veterinária; Pastelaria; Salão de Cabeleireiro; IdeiaCinco Multimédia; Casa do Povo de Vila de Prado, Centro Comunitário de Prado; Centro Social e Paroquial de Cervães; Empresa Desitraço, Soluções Publicitárias e CEA - Cooperativa de Ensino Artístico, sendo que esta última está sediada em Braga.
 Algumas fotos e testemunhos...

O balanço geral efetuado pelos supervisores externos e pelos alunos participantes é muito positivo.

Um local de trabalho corporativista é imprescindível para o crescimento de todos e ainda para o desenvolvimento pessoal de cada um. 

O GAAF agradece à equipa CLDS 3G pela excelente colaboração com o agrupamento de Prado na dinamização de vários projetos, que contribui certamente para o enriquecimento de todos.


 GAAF 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género