Avançar para o conteúdo principal

“Escola Colorida dos Direitos Humanos”


Porque consideramos fundamental abordar e explorar as questões relativas aos Direito Humanos na escola o mais precocemente possível, duas turmas do 4º ano do CE de Prado, das professoras Fátima Veloso e Mª do Céu Teixeira, no 3º Período, concretizaram um plano de intervenção sobre essa temática, “Escola Colorida dos Direitos Humanos” com sessões semanais dinamizadas alternadamente pelas docentes titulares de turma e pela Susana Fernandes (técnica de Serviço Social) e pela profª Olívia Rodrigues, equipa responsável por este projeto.


 Esta iniciativa teve como objetivo primordial a conceção da Escola como um espaço relacional e de partilha, no qual para além do sucesso educativo, procuramos criar dinâmicas promotoras de crescimento pessoal e de relações positivas, baseadas em valores como a Igualdade, o respeito e a solidariedade.

Desta intervenção resultou um conjunto de desenhos com ilustração e reflexão sobre os vários artigos da Declaração dos Direitos do Homem que foram expostos na Biblioteca Municipal de Prado.


A abertura da exposição realizou-se no passado dia 19 de Junho pelas 17.30 horas e contou com a presença e participação da vereadora da educação da CMVV, Júlia Fernandes, o presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, a presidente da CPCJ de Vila Verde, Beatriz Santos, o diretor, subdiretor e presidente do Conselho Geral do AEPrado, José Peixoto, Luís Martins e Isabel Macedo, coordenadora Paula Martins e outros docentes do CE de Prado, os “artistas” e muitos familiares que pretenderam, com a sua presença, valorizar a prestação e o envolvimento dos alunos neste projeto.
Depois de umas intervenções mais formais, com a vereadora e o Diretor do Agrupamento a elogiarem esta iniciativa e o empenho destes alunos e seus professores e técnica, contamos com uma convidada especial, a Tatiana Mendes, que dinamiza com a EB de Prado o projeto Art´Themis + da UMAR, um projeto de prevenção da violência e promoção dos direitos humanos e igualdade de género em contexto escolar. A Tatiana gosta de se pensar como agente de transformação social, privilegiando a Arte como ferramenta de intervenção para promover a reflexão crítica, participação política e transformação social.
Foi portanto a pessoa ideal para interligar a arte à promoção dos Direitos Humanos e para reforçar a necessidade de se intervir nas escolas no sentido de desenvolver nas crianças e jovens ferramentas capazes de os ajudarem a identificarem ações que contrariam esses Direitos, analisá-las criticamente e procurarem as melhores resoluções possíveis, bem como perceberem que esta temática está presente no nosso dia-a-dia, à nossa volta, no nosso Mundo…






Depois a palavra passou para os diretamente envolvidos, alguns alunos e as dinamizadoras falaram emotivamente sobre a sua experiência e da forma como se sentiram envolvidos no projeto, com dinâmicas que caracterizaram “de verdade” e “de coração”, manifestando como muito positiva esta experiência.







Agradecemos aos responsáveis da Biblioteca Comendador Sousa Lima, que permitiram que a Escola “abrisse os seus portões” contagiando a Comunidade para a reflexão dessa temática.
A exposição estará disponível entre 19 e 30 de Junho e espelha a “viagem” destes alunos por uma Escola colorida dos Direitos Humanos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...