quinta-feira, 27 de julho de 2017

Vidas UBUNTU



O Vidas Ubuntu foi um projeto desenvolvido no agrupamento, junto da turma do Vocacional. Durante três dias, num regime intensivo, a equipa do GAAF e do IPAV promoveu este projeto tendo como propósito a promoção e defesa dos direitos humanos, através do desenvolvimento de um programa de estruturação e apresentação, na primeira pessoa, de histórias de vida através da metodologia do personal storytelling.
Com este projeto os alunos desenvolveram um processo de consciencialização, inspirado na filosofia Ubuntu (“Eu sou porque tu és”), promovendo uma cultura de respeito, entreajuda, partilha, confiança e comunidade.



Neste percurso temporal, foi surgindo de forma associada um “percurso simbólico”, os alunos demonstravam através das dinâmicas, das partilhas, e da construção das suas histórias de vida, um reforço da sua autoestima e autoconfiança, dando sentido à sua identidade individual e coletiva (turma).

Para além da vertente comportamental, foi visível a promoção na capacidade de conceber e desenvolver um projeto (a apresentação da sua história de vida), e a capacidade para a comunicação- oral, escrita e em suporte multimédia.








Após a intervenção, e na avaliação final, os alunos demonstraram que este projeto teve um impacto muito positivo nas suas vidas, porque conseguirão aprender a ouvir e a expressar sentimentos e ideias de forma construtiva.


GAAF



Sem comentários: