No sentido de responder, à
necessidade de intervenções cada vez mais abrangentes e complexas, surgiu por
parte do GAAF a proposta de realização de um espaço de formação e de reflexão
para professores e técnicos do agrupamento e da comunidade (cruz vermelha portuguesa),
como um espaço de partilha de novos olhares, intervenções e atuações.
A apresentação do DROPI-um
programa de prevenção de comportamentos de risco- tem por base histórias,
brincadeiras, jogos e interação com esta personagem, as crianças e adolescentes
vão desenvolvendo competências tais como expressão e gestão emocional,
pensamento crítico, comunicação assertiva, competências de recusa, autoestima, mediação de conflitos, liderança,
espírito de equipa, tomada de decisão, entre outras. Para além da promoção
destas competências centrais, as histórias giram em torno de valores como a
honestidade, partilha, amor, união, liberdade e responsabilidade.
Após esta ação, surgiu a
possibilidade de aplicar o programa nalguns anos do 1º e 2º ciclo e levarmos a
ação a outros agentes educativos, para que possamos multiplicar estas
iniciativas voltadas para uma escola mais humanizada e, por consequência menos
automatizada.
GAAF
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