quinta-feira, 27 de julho de 2017

Formação DROPI




No sentido de responder, à necessidade de intervenções cada vez mais abrangentes e complexas, surgiu por parte do GAAF a proposta de realização de um espaço de formação e de reflexão para professores e técnicos do agrupamento e da comunidade (cruz vermelha portuguesa), como um espaço de partilha de novos olhares, intervenções e atuações. 

 Esta ação foi implementada pela Associação Unificar, na presença da Dra. Sofia Mexia Alves, e teve como missão sensibilizar a comunidade educativa, para a necessidade de trabalhar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e promoção de valores, de forma sistemática e continuada.



A apresentação do DROPI-um programa de prevenção de comportamentos de risco- tem por base histórias, brincadeiras, jogos e interação com esta personagem, as crianças e adolescentes vão desenvolvendo competências tais como expressão e gestão emocional, pensamento crítico, comunicação assertiva, competências de recusa, autoestima, mediação de conflitos, liderança, espírito de equipa, tomada de decisão, entre outras. Para além da promoção destas competências centrais, as histórias giram em torno de valores como a honestidade, partilha, amor, união, liberdade e responsabilidade.






Após esta ação, surgiu a possibilidade de aplicar o programa nalguns anos do 1º e 2º ciclo e levarmos a ação a outros agentes educativos, para que possamos multiplicar estas iniciativas voltadas para uma escola mais humanizada e, por consequência menos automatizada.
GAAF

Sem comentários: