Avançar para o conteúdo principal

Formação “Cultivar Mindfulness no Contexto Educativo”


 Tendo por base que os professores, na escola, têm um papel fundamental na aprendizagem das crianças e jovens e são um dos principais agentes do sucesso educativo. 



 

Desafiamos o grupo de docentes do agrupamento a participarem na ação, “Cultivar Mindfulness no Contexto Educativo”, sendo que estes responderam de forma significativa, estando presentes 70 docentes do agrupamento.
A formadora convidada foi Joana Carvalho, psicologa educacional e Mestre em Psicologia com especaliadde em stresse bem-estar.




 A relação de apoio do professor ao aluno constitui um preditor do envolvimento e do sucesso educativo deste. No entanto, os professores percecionam a sua atividade como muito stressante, revelando que as dificuldades na gestão da relação com os alunos constituem um fator fundamental na explicação destas reações de mal-estar dos docentes.  


 


Tendo em conta todas estas exigências profissionais, e ainda as exigências sócioemocionais que envolve o processo de ensino-aprendizagem, tornou-se fundamental por parte dos professores, sendo que os mesmos foram demonstrando esta necessidade, receberem formação específica sobre como lidar com estes aspetos na sala de aula ou serem alvo de intervenções promotoras das suas próprias competências sócioemocionais (autoconsciência, consciência social, tomada de decisões responsáveis, autocontrolo e gestão dos relacionamentos).



A utilização de intervenções baseadas em mindfulness, melhora as competências de ensino e de gestão do stress relacionado com o trabalho dos professores, sugerindo este tipo de intervenções promove o bem-estar, e as competências de atenção e de regulação emocional e reduz os níveis de stress e ansiedade dos professores.




Esta ação de curta duração criou a necessidade de aprofundar estas estratégias, estando neste momento a ser desenvolvido junto de 30 professores, uma formação aprofundada e contínua com a duração de 30 horas, que teve início em 18 de Julho a cuja sessão dizem respeito as seguintes fotos:




 GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...