Avançar para o conteúdo principal

Escola Segura aposta na prevenção...também no AE de Prado...


As escolas abrangidas pelo Programa Escola Segura beneficiam de uma vigilância reforçada e de uma relação direta com os agentes policiais responsáveis pelo seu policiamento, que se dedicam exclusivamente à vigilância e proteção da população escolar: Alunos, Professores, Assistentes Operacionais e Pais / Encarregados de Educação. 
Este Programa tem vindo a promover proactivamente junto da comunidade escolar ações e iniciativas que visam sensibilizar as escolas e os pais para a necessidade de educação para a segurança e para o respeito e confiança no serviço desenvolvido pelas forças de segurança, nomeadamente através de:
  • Vigilância das escolas e das áreas envolventes;
  • Policiamento dos percursos habituais de acesso às escolas;
  • Ações de sensibilização junto dos alunos para as questões da segurança;
  • Demonstrações e exposições
  • Visitas às instalações policiais.

Assim, o Programa Escola Segura contribui para criar as condições de segurança que as crianças merecem – no caminho para a escola, no seu interior, nas suas imediações, onde quer que se encontrem. Para que se sintam apoiadas e protegidas. Todas as crianças têm direito de crescer em segurança, num clima de tranquilidade, sem medos nem receios e consideramos ser obrigação de todos nós tornar esse direito uma realidade.


Nesse sentido, o GAAF e a Direção concertaram com os elementos da GNR que são responsáveis pelo desenvolvimento deste programa (cabo Daniel Lomba e guarda Sérgio Dias) junto do nosso Agrupamento a  calendarização das seguintes ações,  que decorreram na sua maioria nesta semana (10 a 13 de out) e que terá nova fase em Novembro, no dia 25 para as turmas do 6ºano e no dia 30 para as turmas do 8ªa e 8ºC.

Os temas abordados neste Período foram/serão os seguintes:
5ºano- Bullyung e ciberbullying
6ºano - Internet Segura
7ºAno - Liberdade e Segurança : violência em contexto escolar
8º ano - Internet Segura
9ºAno: Segurança Rodoviária




GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.