Avançar para o conteúdo principal

A Brincar a rir o bullying vamos prevenir...



A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir é o PRIMEIRO jogo didático existente em Portugal direcionado para a PREVENÇÃO PRIMÁRIA do BULLYING ESCOLAR! O bullying é, para muitas crianças, mais do que uma palavra, uma realidade. Por constatar que os comportamentos agressivos - físicos ou verbais - repetidos no tempo que cabem neste conceito se manifestam cedo, logo desde o 1º e 2º ciclos, e que a prevenção nesta área é "escassa e pouco eficaz", Cátia Vaz decidiu apostar num jogo que pretende alertar para a necessidade de despertar para esta problemática emergente.

Este jogo destina-se a crianças do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, mas também a pais, professores, educadores sociais, psicólogos, assistentes sociais, animadores socioculturais, entre outros técnicos e instituições preocupadas em trabalhar esta problemática junto dos mais novos.





No próximo dia 2 de novembro, o GAAF promoverá uma ação de prevenção do bullying, que será dinamizada pela Dra. Cátia Vaz, autora do jogo “A brincar e a rir o bullying vamos prevenir”, junto de uma turma do 2ºCiclo – 6ºB (às 10.10 h com a DT, profª Filomena Alves) e das turmas do 4º ano de escolaridade do Centro Escolar de Prado (tarde)
De uma forma lúdica, as crianças terão oportunidade de aprender mais sobre o bullying, as diferentes formas que este assume e como agir ou prevenir este comportamento.
O objetivo do GAAF é depois difundir esta ação com as restantes turmas do Agrupamento (1º e 2ºCiclos), apostando assim na prevenção.

Relativamente ao jogo manual é constituído por um tabuleiro composto por 40 casas que as crianças têm de percorrer com o objetivo de chegar ao chamado Parque da Prevenção do Bullying Escolar. Tem uma serie de regras que devem ser respeitadas e que veem descritas com linguagem adequada à leitura das crianças (pois é desde cedo que devemos incutir nas nossas crianças REGRAS, que devem ser respeitadas e cumpridas Constituído por 52 cartões: 30 com questões sobre bullying; 8 com mensagem de texto e desenhos e 14 com as denominadas pegadas da prevenção. Estes cartões estão organizados em grupos no tabuleiro: O grupo colorido - O grupo mensagens-bilhetinho e o grupo das pegadas verdes. Existem ainda as chamadas chaves douradas que permitirão no final a entrada do parque infantil onde reina a prevenção do bullying. No que diz respeito ao jogo digital o mesmo rege-se pelos mesmos princípios do jogo de tabuleiro.

Este projeto já teve visibilidade em diversos meios de comunicação (SIC-Jornal; RTP1-Jornal; Local Visão TV; CM - TV; Praça da Alegria – RTP1; Rádio Limite; Rádio Brigantia; Jornal Nordeste; Jornal Mensageiro; Jornal Correio da Manhã; Jornal VisãoJunior; APES; TVL, entre outros) encontrando-se atualmente no mercado e sendo solicitado por diversas instituições escolares, câmaras, juntas de freguesia, CPCJ`s, bibliotecas/ludotecas, associações de pais, educadores, professores, pais, psicológicos, entre outros. Vem referenciado no Manual de Português do 4º ano “A Grande Aventura”, da Texto Editores, e foi vencedor do 12º Concurso Poliempreende Regional IPBragança, 2015 e de uma Menção Honrosa a nível Nacional.

Para mais pormenores e informações  por favor consultem  Site: www.jogobullying.com    Blog: http://prevencaobullying.blogs.sapo.pt/


Equipa GAAF / PES

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género