Avançar para o conteúdo principal

Sá de Miranda por Terras de Vila Verde

  Um Sarau memorável com espetáculos de alta qualidade

 


Foi um Sarau Cultural memorável o que se promoveu no passado sábado, dia 14 de maio, em Homenagem ao “Poeta do Neiva” Francisco Sá de Miranda que viveu em Vila Verde, na sua comenda de Duas Igrejas mais de 20 anos e aí produziu a melhor e maior parte da sua obra literária.



 
O espetáculo intitulado “Sá de Miranda por Terras de Vila Verde” contou com participações de alta qualidade histórico-pedagógico promovidas pelo Município de Vila Verde, em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Prado, Vila Verde, Moure e Ribeira do Neiva e a Academia de Música de Vila Verde.

 
A Vereadora da Cultural e Ação Social, Dr.ª Júlia Fernandes, deu as boas vindas aos presentes e agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos na organização desta iniciativa. O Vice Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. Manuel Lopes, encerrou o espetáculo manifestando o seu agrado e gratidão pela grande qualidade das representações.
A Academia de Música de Vila Verde primou ao apresentar a animação musical com melodias quinhentistas. A Dramatização do poema "A Bela Infanta", de Almeida Garrett com acompanhamento musical, pela turma 6.º A, da EBVV, foi proporcionada com grande criatividade pelo Agrupamento de Escolas de Vila Verde. 
 A Canção para Sá de Miranda "O Sol é Grande" do Agrupamento de Escolas de Prado foi entoada com grande qualidade e magia renascentista.
Também as Danças palacianas marcaram presença neste emblemático espetáculo promovidas pela Escola Monsenhor Elísio Araújo do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. O Sarau continuou com a declamação de poemas de Sá de Miranda, um momento muito original que esteve ao cargo do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva. Os Trovar d`ALma encerraram o sarau dedicado ao poeta renascentista com canções e músicas de grande qualidade artística a que já nos habituaram.
Este foi sem dúvida um tributo memorável ao grande Poeta do Neiva que assinalou o dia do Escritor Português, com um vasto conjunto de interpretações de alunos e professores mostrando o que de melhor se faz nas escolas do nosso Concelho e na Academia de Música.
                                                                                  (Site da CMVV)



A fantástica participação do AE de Prado, com um "artista-surpresa"...Sabem de quem se trata????
 Compôs uma canção original e esteve muito bem acompanhado pela Cristiana,  e pela Jessica do 8ºB e pela  Sofia (5ºB).
Que lindas vozes as destas lindas e talentosas meninas...
A Lara, o Lucas e o João do 5ºB também participaram e deram o seu melhor...
Já sabem quem é o artista -surpresa ? Dou uma ajudinha ...

É professor de Educação Musical e de Música,  Saúde e Cidadania,  é quem vela pela manutenção e aperfeiçoa o nosso equipamento  tecnológico, é muito multifacetado, talentoso e está sempre pronto a colaborar nos vários projetos e atividades da escola.
é M  é M
é A     é O
é N       é N
é U          é T
é E             é E
é L                é I
                       é R
                          é O

Parabéns e ficamos a aguardar a repetição da atuação para nós, cá na Escola...




O Sarau encerrou com o Trovar d'Alma que em poucas horas, trocou de trajes e  "voou" alguns séculos, e aterrou no século XXI na EB 2/3 de Prado para abrilhantar a festa da Família.
A "nossa" professora Dina que bem já cantava no século XVI e como continua tão bonita e  bem "conservada" ...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género