Avançar para o conteúdo principal

O que podemos fazer perante situações de Bullying...

O que é o bullying?
Quando alguém, dia após dia, é alvo de gozo, humilhação, exclusão, roubo ou agressão física.
Pede ajuda
A maioria das agressões mantém-se porque as pessoas não pedem ajuda. Têm medo de ser chamadas de "queixinhas" e que as agressões aumentem. Sejam vítimas ou espetadores. Então preferem calar-se. Os especialistas em bullying dizem que quando as pessoas falam, as situações resolvem-se e as agressões desaparecem. Mas sabemos que é complicado fazê-lo. Sugerimos algumas formas seguras para que se possa comunicar uma situação de bullying:
- Escrever a situação num papel e entregar a um dos professores
- Falar com os pais e pedir-lhes que falem com um professor 
O que fazer quando acontece uma situação de bullying perto de ti
bullying acontece quando os adultos não estão por perto. E, na maioria das vezes, há sempre outras crianças a assistir. Mas quem assiste raramente faz alguma coisa porque tem medo que possa vir a ser a próxima vítima. Este medo só vai ajudar os agressores a sentirem-se mais fortes e a continuarem a maltratar. Há várias coisas que podes fazer. Mas é importante que te sintas seguro e preparado para as fazeres:
- Sair do local - isto mostra aos agressores que não achas piada ao que estão a fazer
- Dizer por exemplo "isso não tem piada" e sair do local - outras pessoas vão ouvir e sentir mais confiança para se juntarem nesta decisão
- Ser amigo - muitas pessoas são vítimas de agressões porque não têm amigos e costumam andar sozinhas. A amizade vai dar força para que as vítimas consigam reagir e ultrapassar estas situações
- Pedir ajuda a outros colegas e juntos dizerem aos agressores que não acham piada ao que estão a fazer
- Chamar um adulto - muitas vítimas têm medo de pedir ajuda, pensam que os agressores vão ficar mais violentos. Mas se sentirem o apoio de outro fazem-no mais facilmente. Podes ajudar estas pessoas se as acompanhares junto de um adulto para que contem o que está a acontecer
O papel dos professores
Os professores são fundamentais nestas situações porque podem atuar na hora e local, uma vez que as agressões costumam acontecer na escola. Promover o diálogo entre todos os alunos é uma das estratégias de sucesso para que estes problemas diminuam e se resolvam. Podem promover momentos em que a comunicação entre todos seja facilitada, como, por exemplo:
- Haver na escola um local onde se possa transmitir opiniões: sugestões para o melhor funcionamento da escola, críticas positivas e negativas e também casos de agressões. No caso das agressões, os depoimentos podem ser anónimos, ou seja, não é necessário que quem o escreveu se identifique
- Haver um momento por semana, gerido pelo professor, em que se fala na turma sobre o que está a acontecer na escola: sejam questões de bullying ou outras
- Detetar os casos mais complicados, tanto de agressores como de possíveis vítimas e mostrar que está disponível para conversar num momento a sós- Promover debates na escola sobre o tema que leve à participação dos alunos
Fica atento...
...Se perceberes que algum colega está muitas vezes sozinho, triste, calado, falta à escola, começa a ter notas mais baixas. Pode estar a ser vítima de bullying. Fala com ele.
Um caso grave
Deves ter ouvido falar do menino de 10 anos, de Lisboa, que pôs fim à sua vida. E deves ter ouvido também dizer que ele era gozado na escola porque tinha as orelhas grandes. É importante que percebas que ninguém acaba com a sua vida porque é vítima de bullying. Ele estava doente, com uma depressão, que é uma doença grave que nos faz sentir muito tristes e com a sensação de que estamos sozinhos e de que ninguém nos pode ajudar. A sua situação familiar era complicada. E na escola as coisas também não corriam bem. Todos estes fatores fizeram com que sentisse que não havia solução para os seus problemas. Quando as pessoas estão doentes, sentem isto e mais facilmente podem fazer algo de muito grave se forem gozadas e maltratadas.
Mas tirar a própria vida não pode ser uma opção. Há sempre uma solução para tudo. É necessário pedir ajuda, sempre. Não se deve tentar resolver estas situações sozinho.




GAAF / PES 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género