Decorreu no dia 9 de janeiro, entre as 18.30 e as
20.30 h, a segunda sessão desta formação promovida pelo GAAF.
A Dr.ª Susana Silva fez uma revisão dos fatores
que condicionam uma "boa comunicação", realçando a necessidade
de percebermos quais os fatores prioritários a reter dessa comunicação e qual
deverá ser a nossa atitude perante os alunos quando connosco querem comunicar:
manter contacto visual, prestar atenção ao que é dito e conseguir captar as ideias principais da mensagem, compreendendo
globalmente o acorrido. Para podermos ser bons comunicadores, antes de mais
nada temos que saber ouvir, isto é estar disponível para perceber o que os
outros nos querem dizer. Na comunicação com alunos devemos privilegiar a utilização
de frases curtas, objetivas, e depois para clarificar a informação que nos eles
nos dão deveremos fazer perguntas abertas, positivas e sugestivas (estas últimas
mais usadas como recurso estratégico na mediação de conflitos).
Resumindo, devemos tentar:
- dizer muito em poucas palavras
- mostrar bom humor
- complementar o que se diz com linguagem gestual apropriada
- usar uma velocidade de fala moderada e um tom de voz brando.
"Não
é necessário dizer tudo o que se pensa, mas é preciso pensar em tudo o que dizemos”.
Quino ( Mafalda)
Falando depois sobre Gestão de Conflitos, a partir da sua definição classificamos alguns
aspetos positivos e /ou negativos dos mesmos e o seu carácter dinâmico.
Falamos nas diferenças entre conflitos interpessoais,
institucionais/organizacionais e intrapessoais, referindo que a capacidade de tolerância
à diferença é cada vez menor e que esse facto aumenta muito a ocorrência de
conflitos na vida de cada um.
Foram depois referidas algumas das consequências dos
conflitos, que podem ser psicológicas, físicas e/ou sociais, e que são preocupantes pois essas consequências são cada vez mais frequentes, cada vez mais graves e
acontecem cada vez mais cedo nas vidas de muitos dos nossos jovens.
Foram também abordadas algumas formas de como
podemos lidar com os conflitos, definidas algumas “regras de ouro” da
comunicação na gestão de conflitos e ainda algumas “pistas” para impedir o
surgimento de novos conflitos.
Finalmente foi distribuída a informação mais teórica aos participantes e umas tarefas mais práticas (TPC) para realizarem até à sessão de Março, analisando as suas atuações e relações com os alunos.
Equipa GAAF
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