Avançar para o conteúdo principal

“Art’themis: Jovens Protagonistas na Prevenção e na Igualdade de Género”

A violência, nomeadamente a de género e, particularmente a doméstica, é reconhecida quer pelas instâncias nacionais e internacionais, quer pela investigação científica, como um grave problema social, um flagelo que põe em causa o cerne da vida em sociedade e a dignidade da pessoa humana. Pelas suas causas e consequências devastadoras, impede o progresso da justiça social, dos valores democráticos e do desenvolvimento sustentável implicando elevados custos humanos, sociais e económicos, pagos por toda a sociedade. Este grave problema encontra-se diretamente ligado à construção e atribuição de diferentes e desiguais papéis sociais de homens e mulheres, que resultam em assimetrias quanto a oportunidades, direitos e deveres.

A escola pode assumir-se, pela sua missão, como um local privilegiado para a aprendizagem e implementação de uma cultura de paz, contribuindo para a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. Uma ação educativa precoce e preventiva, com base num programa de prevenção primária, prevê resultados práticos na mudança de valores, comportamentos e atitudes.

Assim, com o projeto Art’themis, pretende-se consciencializar e conscientizar, de forma a consolidar a experiência de anteriores projetos no âmbito da prevenção primária da violência de género e alargá-la a outras comunidades escolares e/ou educativas a nível nacional. Tem como eixo principal a promoção dos direitos humanos no respeito pela diferença, articulando a violência de género e doméstica no conjunto das outras discriminações.

As estratégias metodológicas vão no sentido de capacitar multiplicadores comprometidos, para o combate à violência de forma sistemática, continuada e em rede, atuando na prevenção primária da violência. Esta metodologia envolve simultaneamente o artístico e o didático/pedagógico, por uma aprendizagem eficaz e mais profunda, juntando o emocional e afetivo que a arte potencia.

Os objetivos gerais deste projeto prendem-se diretamente com o V Plano Nacional Contra a Violência Doméstica, nomeadamente com a medida 5 e 6 que compreendem, respetivamente, a elaboração e divulgação de guiões e outros materiais informativos e pedagógicos dirigidos à comunidade educativa, e a promoção de ações de prevenção das diversas manifestações de violência e de eliminação das situações de exclusão em meio escolar.



Nesta escola, depois de termos aderido e integrado o “ Mudanças com Arte” no ano letivo 2012-2013 com 3 turmas e avaliarmos como muito positiva essa participação, surge agora a oportunidade de participar no Art’themis. Este projeto terá como técnica responsável a psicóloga Tatiana Mendes, que ao longo de 15 sessões trabalhará de forma dinâmica e consistente com as turmas temas como os Direitos Humanos, a Violência, a Igualdade de género, a Justiça, etc…”construindo” ao longo do percurso uma manifestação artística sobre alguma das temáticas abordadas. No final do ano, tal como no Mudanças com Arte, os alunos participarão e apresentarão os seus trabalhos num Seminário final, a realizar no Porto e que contará com escolas representativas dos distritos do Porto, Braga e Coimbra.
Estão previstas 15 sessões , a decorrer em horário letivo, até final de Maio de 2015, sendo que estas serão adaptadas consoante a disponibilidade da(s) turma(s) e do/a professor/a. Serão abordados temas como os direitos humanos, direitos das crianças,direitos das mulheres, os estereótipos e os preconceitos, e em particular os estereótipos degénero, a violência de género, a violência no namoro, a violência entre pares, as competências pessoais e sociais, a resolução de problemas e tomada de decisão, a regulação emocional e o empowerment. No decorrer das sessões pretende-se que as várias turmas envolvidas desenvolvam produtos, através de ferramentas artísticas que escolham usar, para serem apresentados num seminário final a realizar no Porto, na primeira quinzena de Junho de 2015.
 



O 7ºC teve já hoje a sessão de apresentação do projeto. O mesmo acontecerá hoje de tarde com o 7ºA e na manhã de 4ªfeira com o 7ºB.



                  Equipa GAAF / PES

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género