A
violência, nomeadamente a de género e, particularmente a doméstica, é
reconhecida quer pelas instâncias nacionais e
internacionais, quer pela investigação científica, como um grave
problema social, um flagelo que põe em causa o cerne da vida em sociedade e a
dignidade da pessoa humana. Pelas suas causas e consequências devastadoras,
impede o progresso da justiça social, dos valores democráticos e do
desenvolvimento sustentável implicando elevados custos humanos, sociais e
económicos, pagos por toda a sociedade. Este grave problema encontra-se
diretamente ligado à construção e atribuição de diferentes e desiguais papéis
sociais de homens e mulheres, que resultam em assimetrias quanto a
oportunidades, direitos e deveres.
A escola pode assumir-se, pela sua missão,
como um local privilegiado para a aprendizagem e implementação de uma cultura
de paz, contribuindo para a igualdade de direitos e oportunidades entre homens
e mulheres. Uma ação educativa precoce e preventiva, com base num programa de
prevenção primária, prevê resultados práticos na mudança de valores,
comportamentos e atitudes.
Assim, com o projeto Art’themis, pretende-se
consciencializar e conscientizar, de forma a consolidar a experiência de
anteriores projetos no âmbito da prevenção primária da violência de género e
alargá-la a outras comunidades escolares e/ou educativas a nível nacional. Tem
como eixo principal a promoção dos direitos humanos no respeito pela diferença,
articulando a violência de género e doméstica no conjunto das outras
discriminações.
As estratégias metodológicas vão no sentido de
capacitar multiplicadores comprometidos, para o combate à violência de forma
sistemática, continuada e em rede, atuando na prevenção primária da violência. Esta metodologia envolve simultaneamente o
artístico e o didático/pedagógico, por uma aprendizagem eficaz e mais profunda,
juntando o emocional e afetivo que a arte potencia.
Os objetivos gerais deste projeto prendem-se
diretamente com o V Plano Nacional Contra a Violência Doméstica, nomeadamente
com a medida 5 e 6 que compreendem, respetivamente, a elaboração e divulgação
de guiões e outros materiais informativos e
pedagógicos dirigidos à comunidade educativa, e a promoção de ações de
prevenção das diversas manifestações de violência e de eliminação das situações
de exclusão em meio escolar.
Nesta escola, depois de
termos aderido e integrado o “ Mudanças
com Arte” no ano letivo 2012-2013 com 3 turmas e avaliarmos como muito
positiva essa participação, surge agora a oportunidade de participar no Art’themis. Este projeto terá como técnica responsável a psicóloga
Tatiana Mendes, que ao longo de 15 sessões trabalhará de forma dinâmica e
consistente com as turmas temas como os Direitos Humanos, a Violência, a
Igualdade de género, a Justiça, etc…”construindo” ao longo do percurso uma
manifestação artística sobre alguma das temáticas abordadas. No final do ano,
tal como no Mudanças com Arte, os alunos participarão e apresentarão os seus
trabalhos num Seminário final, a realizar no Porto e que contará com escolas
representativas dos distritos do Porto, Braga e Coimbra.
Estão previstas 15 sessões , a decorrer em horário letivo, até final de Maio de
2015, sendo que estas serão adaptadas consoante a disponibilidade da(s)
turma(s) e do/a professor/a. Serão abordados temas como os direitos
humanos, direitos das crianças,direitos das mulheres, os estereótipos e
os preconceitos, e em particular os estereótipos degénero, a violência
de género, a violência no namoro, a violência entre pares, as
competências pessoais e sociais, a resolução de problemas e tomada de
decisão, a regulação emocional e o empowerment. No decorrer das sessões
pretende-se que as várias turmas envolvidas desenvolvam produtos,
através de ferramentas artísticas que escolham usar, para serem
apresentados num seminário final a realizar no Porto, na primeira
quinzena de Junho de 2015.
O 7ºC teve já hoje a sessão de apresentação do projeto. O mesmo acontecerá hoje de tarde com o 7ºA e na manhã de 4ªfeira com o 7ºB.
Equipa GAAF / PES
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