Avançar para o conteúdo principal

Já há vencedoras do concurso de slogans sobre Tabagismo


Agrupamento de Escolas de Prado


Concurso de Mensagens - Chave para o projeto de intervenção local para a prevenção do tabagismo em saúde escolar




O Agrupamento de Escolas de Prado promoveu  um concurso para a criação de Mensagens - Chave para o projeto de intervenção local para a prevenção do tabagismo em saúde escolar, com frases apelativas que se constituam como slogans a favor da não adesão ao consumo do tabaco nos jovens/ a favor do não consumo passivo /a favor do clima social de opções inteligentes ”não fumar”, promovido em parceria com a Unidade de Saúde Pública do ACES Cávado II -Gerês/Cabreira e as seguintes Escolas:
-           Agrupamento de Escolas de Amares
-           Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso
-          Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio
-           Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro
-          Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo
-          Agrupamento de Escolas de Prado
-           Agrupamento de Escolas de  Moure e Ribeira do Neiva
-          Escola Secundária de Vila Verde
-          Escola Profissional Amar Terra Verde, Vila Verde
-          Escola Profissional Amar Terra Verde, Delegação de Amares
-          Escola Profissional Alto Ave
Este concurso teve como como objetivo selecionar Mensagens-chave para o projeto referido, a serem utilizadas nas campanhas dos parceiros para difusão da causa do projeto e incluídas em documentos, materiais diversos e suportes informáticos.
O concurso decorreu em duas fases: 1ª fase –intra escola- decorre de 17 de Novembro 2013 até ao inicio de Maio e os vencedores desta fase representarão  a  escola na 2ª fase.
2ª fase – inter escolar- decorre até  31 de Maio 2014 com os projetos premiados na 1ª fase e os prémios serão entregues nas comemorações do Dai Mundial sem Tabaco, a realizar no Gerês,  em  6 de Junho.
O concurso foi aberto a todos jovens matriculados no ano letivo 13/14 nas turmas do 7º e 8º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Prado, sendo que podiam concorrer em nome individual ou em grupo, responsabilizando-se  pela originalidade dos trabalhos apresentados.


Este concurso foi impulsionado pelo professor Nuno Cláudio Almeida que, no âmbito da disciplina Laboratório de Imagem, envolveu todas as turmas do 8ºano, assumindo também o papel de professor-tutor dos participantes.

Os prémios têm como objetivo distinguir e apoiar a criatividade e desempenho demonstrados pelos concorrentes e relativamente à 1ªfase, foram patrocinados pela Câmara Municipal de Vila Verde, pela Associação de Pais e EE da EB de Prado e por algumas entidades que se quiseram associar a esta causa. Serão entregues na tarde do dia 2 de Junho, na Biblioteca da EB de Prado, pelas 14.30h.



Equipa PES do AE de Prado / GAAF


Concurso Mensagens - Chave para o projeto de intervenção local para a prevenção do tabagismo em saúde escolar


Professor - tutor : Nuno Cláudio Almeida

Memória descritiva



Numa primeira fase, aquando da apresentação da proposta aos alunos, foi pedido que pensassem num slogan relativo ao tabaco. Nesta fase não houve grande orientação já que o objetivo era a produção em quantidade de frases relativas ao tema – a única regra é que tinham de ser curtas. O trabalho foi desenvolvido em grupos de três alunos.


Numa segunda fase algumas frases foram discutidas em grupo turma na tentativa de os alunos percebessem um slogan não é uma frase curta mas sim uma frase com som e com jogo de palavras. 
Nesta fase foi explicado melhor o que é um slogan. Para perceberem melhor foi lançado à turma o slogan criado pelo poeta Alexandre O’Neil “ Há mar e mar, há ir e voltar” (campanha de prevenção contra o afogamento nas praias portuguesas).


Numa última fase foi pedido que deixassem certo tipo de slogans de lado (tipo: Fumar mata) mas que usassem a criatividade, a brincadeira, o humor, as relações, etc. Dissessem coisas sérias a brincar. A partir deste momento começaram a aparecer muitas frases criativas, com humor, alguma malícia, muita rima e, por vezes com aparente estupidez (no bom sentido).  




Mensagem vencedora


Fumar é um verbo que não devias conjugar.



8ºD

alunas nºs

6 -  Carla Barbosa,

18 - Mafalda Araújo

20 - Maria Diana Costa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.