Avançar para o conteúdo principal

A importância do sono na saúde e no sucesso escolar


Título: “Dar corda ao relógio: como e porque dormimos?”

Autoria: Elisa Lopes - Médica interna de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho

Resumo: O sono é uma necessidade básica do organismo, e o impacto das suas alterações na vida quotidiana é pautado por repercussões a nível da qualidade de vida, nomeadamente a nível social, profissional/académico e da saúde dos indivíduos.
Integrada na iniciativa promovida pelo Plano Nacional da Leitura, denominada “Dormir e Ler ajuda a crescer”, esta palestra começará por abordar a forma como se processa o sono, as suas funções enquanto mecanismo regulador e de sobrevivência e o modo como este se transforma ao longo das várias etapas da vida. Pretende-se, igualmente, refletir acerca dos efeitos da privação do sono na população em geral e, em particular, as evidências sobre a sua importância nos jovens. 


Convidamos a Comunidade educativa (pais, encarregados de educação, docentes e não docentes) a participarem nesta sessão,  que será seguida de espaço de  debate e intervenção dos participantes.

Esta atividade integra o Projeto do Agrupamento "Dormir e ler ajuda a crescer..." que foi concebido e concretizado dado o diagnóstico verificado de que a falta de sono poderá ser um dos fatores que influenciam negativamente o desempenho escolar . Muitas outras atividades foram já desenvolvidas ao longo do ano com alunos, em contexto de sala de aula, e no inicio do próximo ano será realizada também uma palestra similar a esta,  tendo como público alvo a população discente.

Precisamos de assegurar a colaboração e cooperação dos pais, que enquadram os nossos alunos na hora de dormir, de forma a que lhes seja garantida uma boa qualidade de sono e uma duração do mesmo adequada à sua faixa etária. Deste modo,  quando chegam à escola, de manhã, devem estar reunidas as  condições mínimas indispensáveis à sua  participação nas atividades letivas.

Este projeto é resultado de uma colaboração entre as equipas da  Biblioteca Escolar  e da Educação para  a Saúde do Agrupamento de Escolas de Prado e implica a abordagem e o trabalho à volta deste tema tendo como pressupostos a correlação do sono não só com a saúde, mas também com a aprendizagem e com o sucesso académico.

Contamos com a sua participação... 

Equipas da  Biblioteca Escolar  e da Educação para  a Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género