Avançar para o conteúdo principal

Dar corda ao relógio: como e porque dormimos ?


 

Foi no passado dia 8 de Maio, pelas 20,30 horas, que decorreu no simpático e acolhedor espaço da nossa Biblioteca a sessão integrada no projeto "Dormir e ler ajuda  a crescer". Esta sessão foi  programada e planeada para Encarregados de Educação, docentes e não docentes, alunos EFA e comunidade em geral. 

Apesar de amplamente divulgada entre os EE,  que seriam os alvos preferenciais desta sessão uma vez que são os responsáveis pelas condições e regras do sono das nossas crianças e jovens,  mais uma vez se constatou a sua reduzida adesão e participação , espelhando o seu afastamento e crescente indiferença  face à cooperação que a escola lhes pode e quer oferecer na missão de educação dos seus filhos.

Foram cerca de 60 os participantes nesta sessão, que contou com o apoio da Associação de Pais da EB de Prado na sua divulgação e realização.






Numa breve introdução  a profª Helena Rodrigues (BE) enquadrou  o projeto "Dormir e ler ajuda a crescer" que está a ser desenvolvido neste Agrupamento, dinamizado conjuntamente pela Biblioteca Escolar e pela Educação para a Saúde e integrando docentes e alunos desde o JI até ao 3ºciclo e que foi já o mote para muitas e diversificadas atividades.




A oradora convidada foi a Drª Elisa Lopes e durante a sessão falou-se sobre o que é o sono, como se processa, suas fases e ciclo do sono, a função do sono e as suas variações ao longo da vida.
A Drª Elisa comparou o cérebro a um motor a 3 tempos, falou sobre sonhos e suas características nas diferentes fases do sono, sobre o relógio biológico que regula o sono e a produção de melatonina e sobre os sintomas /efeitos da privação de sono.
Referiu ainda o resultado de várias estudos e investigações cientificas que apontam a falta de sono como razões de risco aumentado de diabetes, hipertensão, obesidade e doença cardiovascular.




 
 

Num estudo realizado em Portugal concluiu-se que cerca de 1/4 dos adolescentes dormem pouco e mal e que há uma relação positiva entre o sono e o desempenho escolar sendo que os que obtêm melhores notas na escola são também os alunos que dormem mais . 


Depois destes esclarecimentos e informações a Drª Elisa abriu um espaço de debate onde foram abordados pela assembleia alguns dos assuntos focados, bem como algumas outras problemáticas , como a apneia do sono, as insónias frequentes tanto em crianças como em adolescentes e adultos e a necessidade urgente de alterações de comportamento que promovam uma boa higiene do sono.

Já na fase final da sessão a profª Helena Rodrigues distribuiu pelos participantes um folheto com informação  e conselhos relativos à temática do sono. 

Em jeito de balanço as principais recomendações da Drª Elisa para que possamos dormir melhor são estabelecer uma rotina relaxante antes de ir para a cama, deixar TV, computador e telemóvel  fora do quarto e à noite eliminar o consumo de  café, chocolate e coca-cola .
Um conselho mais, importantíssimo para os pais, seja um BOM MODELO, dê o exemplo...





No final da sessão e porque gostamos de receber bem quem nos visita, com a colaboração da Associação de Pais da EB de Prado e da Direção,  foram servidos uns docinhos e um cházinho relaxante a todos os participantes... momento que serviu também para colocar em dia muita conversa ... à volta de alunos, pais, escola...
A Drª Elisa desafiou ainda os presentes a consultarem o site da Associação Portuguesa do Sono  e a testarem o seu sono...

Siga também esse conselho e teste o seu ...
http://www.apsono.com/pt/sono.html

Comentários

Anónimo disse…
Iniciativa de louvar.
Parabéns aos organizadores.
De lamentar que nestas iniciativas continue a haver pouca adesão de pais/encarregados de educação dos alunos...

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género