Avançar para o conteúdo principal

Campanha Pesar Saúde - Cuida-te na Escola EB 2/3 de Prado

31 de outubro de 2011
Campanha Pesar Saúde - Cuida-te na Escola EB 2/3 de Prado

Pesar Saúde - Cuida-te na Escola constitui um dispositivo que visa promover o conhecimento dos jovens e da população em geral sobre estilos de vida mais saudáveis, prevendo espaços de reflexão e actividade em torno do tema. Pretende, através de actividades lúdico-pedagógicas relacionadas com a alimentação saudável, o exercício físico, entre outras, tornar o público-alvo mais consciente, activo e auto-crítico.

Objectivos
  • Sensibilizar os jovens para a importância de adoptarem estilos de vida mais saudáveis;
  •   Propiciar experiências que permitam o (re)conhecimento dos benefícios associados a uma alimentação equilibrada, variada e completa e à prática regular de exercício físico;
  •   Desconstruir estereótipos e preconceitos em torno do tema da obesidade, bem como outros riscos associados a hábitos de vida pouco saudáveis, de forma a fomentar maior consciência e autonomia dos jovens nas suas escolhas diárias;
  •   Fomentar o desenvolvimento crítico dos jovens tornando-os potenciais agentes de (trans) formação face a estilos de vida mais conscientes e saudáveis.
O Pesar Saúde - Cuida-te na Escola passa pela organização de quatro estações divididas a partir de estruturas metálicas de grande envergadura em espaço fechado, a partir das quais os participantes poderão explorar temáticas e jogos alusivos aos Estilos de Vida Saudáveis. Nestas estruturas encontrar-se-ão imagens e conteúdos provocadores de análise e discussão e, ao longo do espaço, haverá propostas de trabalho lúdico-pedagógico, nomeadamente através de computadores disponíveis com jogos interactivos, através de uma Nintendo WII, bem como através de desafios desportivos e actividades colectivas.
Paralelamente, conta-se ainda com uma quinta estação, desenvolvida no interior da carrinha do Cuida-te e situada em local próximo das estruturas anteriormente referidas. Esta estação contemplará dois gabinetes inseridos na própria viatura do Cuida-te, os quais serão destinados ao aconselhamento nutricional e psicológico dos alunos participantes neste dispositivo.

Organização/Operacionalização
Esta atividade decorrerá no Pavilhão Gimnodesportivo e o  espaço será dividido em 5 zonas:
1 - Estação + Saudável: contemplará informação relativa aos Estilos de Vida Saudáveis em geral e disponibilizará ainda computadores para exploração de jogos interactivos sobre o tema.
2 – Estação Peso e Medida: conterá expositores com informação sobre o Índice de Massa Corporal e permitirá que os alunos sejam pesados e medidos avaliando a sua condição física.
3 – Estação We & Wii: permitirá, de forma imediata, associar a nova tecnologia, pela disponibilização de uma Nintendo WII, à actividade física, enfatizando os benefícios desta última para o garante de um estilo de vida saudável.
4 – Estação de Jogos: apresentará jogos pedagógicos e dinâmicas de grupo que permitem abordar, de forma lúdica, questões acerca dos temas explorados, nomeadamente a Roda dos Alimentos.
Tal como foi mencionado no ponto anterior, a campanha Pesar Saúde – Cuida-te na Escola inclui também um outro espaço, no qual se desenvolve uma quinta estação. Este espaço remete para dois gabinetes inseridos na carrinha Cuida-te, os quais estão reservados a aconselhamento nutricional e psicológico, ou seja:
 5   Aconselhamento nas áreas de Nutrição e Psicologia
Esta estação deverá ser dinamizada pelos técnicos do Pesar Saúde das áreas de Nutrição e Psicologia recrutados para o efeito. No espaço reservado a esta estação, espera-se aconselhamento nutricional e psicológico, capaz de dar resposta a solicitações (inquietações, dúvidas, etc) de alunos interessados. Caso surja interesse por parte dos alunos participantes nesta estação, os técnicos que a dinamizarão farão encaminhamento para os gabinetes de consulta do IPJ. Nesta estação também  será possível aferir o IMC(Índice de massa corporal).
  • Horários/Turmas/Professores acompanhantes

Horário*
Turmas participantes e
 Professores acompanhantes
10.10 h – 11h40
5ºA (25)  Prof. Assunção Cunha e Jorge Pedrosa
5ºB (26) Prof. Augusta Fernandes e Filomena Alves
5ºC(20) Prof. Anabela Vieira
11h50 – 13h20
6ºA (24) Prof. Filomena Alves
6ºB (23) Prof. Maria José Sepúlveda
14h20 – 15h50
5ºD (24) Prof. David Silva e Manuel Faria
 5ºE (25) Prof. Luísa Fernandes, Filomena Martins e Madalena Ferreira
16h00 – 17h30
6ºC (19) Prof. Cândida Santos e Beatriz Novais
6ºD (24) Prof. Prof. Filipe Mourão; Alberto Botelho e Nuno Almeida

A equipa PES 24 / Out/ 2011

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género