Avançar para o conteúdo principal

Campanha "GERIR E POUPAR" já anda no ar...





Tiveram já inicio as actividades integradas na Campanha "Gerir e Poupar" , promovidas pela Equipa da Educação para a Saúde com  a colaboração da DECO.
A DECO promove ações nas Escolas para (in)formar e conduzir os mais novos a uma Gestão mais eficiente e responsável dos seus (e da sua família) recursos financeiros e é também pela mesma razão que a equipa da Educação para a Saúde considerou pertinente a realização dessas ações numa 1ª fase com todos os alunos da EB 2/3 e mais tarde com os do 1º Ciclo.
A Drª Paula Miranda,  da Brigada DECO de Viana do Castelo, foi a dinamizadora das sessões de hoje e será também a responsável pelas actividades programadas para os outros dois dias (7 e 11 de Outubro).
O horário que definimos para essas sessões é o seguinte: 


Tempos
Dia 6 Outubro
5ªfeira
Dia 7 de Outubro
6ª Feira
Dia 11 de Outubro
3ªfeira
08,25 - 09,10



09,10 – 09,55
6ºD (EF) + 5ºE (EF)

CEF 1 (CMA) + 8ºC (FC)
10,10 – 10,55
5ºA (Hist) + 5ºB (Hist)
9ºA (CN) + 9ºB (FQ)
7ºB (EMRC) + 7ºC (Ing)
10,55 – 11,40
5ºC (FC) + 5ºD (EMRC)
8ºD (EF) + 7ºE (EF)
8ºA (CN) + 7ºA (Mat)
11,50 – 12,35


6ºB (EVT)
12,35 – 13,20



13,35 – 14,20
8ºB (FC) + CEF 2 (MAT)


14,20 – 15,05



15,15 – 16,00

6ºA (EF) + 6ºC (EM)

16,00 – 16,45

8ºE (EV) + 7ºD (LP)

17,00 – 17,45

9ºC (ET) + 9ºD (LP)

17,45 – 18,30



























Será realizada também uma sessão aberta à comunidade 
(Pais e EE, pessoal docente e não docente, alunos EFA e outros interessados)

Dia 7 de Outubro (6ª feira) 
21 h 
Polivalente da EB 2/3

Especialmente neste contexto socioeconómico que atravessamos, é importante desenvolver as competências financeiras dos jovens, que lhes permitam comportar-se como consumidores responsáveis e informados, capazes de fazer a melhor gestão dos seus recursos financeiros e ter consciência das consequências dos seus actos individuais de consumo.
O dinheiro mede o valor dos bens e serviços que pretendemos adquirir, o que define o nosso estilo e qualidade de vida. Os jovens devem estar preparados para conhecer o valor do dinheiro, saber como geri-lo de forma a satisfazer as suas necessidades, administrar o dinheiro com inteligência para concretizar os seus sonhos, reconhecer a importância de poupar para o futuro, investir para aumentar os seus rendimentos, ter cuidado com o acesso fácil ao dinheiro e evitar fraudes e roubos.
Estas ações visam fomentar a poupança e fornecer aos cidadãos as ferramentas que lhes permitirão tomar decisões financeiras informadas e aperfeiçoar a gestão do orçamento familiar.

Gostaríamos muito de contar com a sua presença e participação.

Nota para os alunos: 
Para consolidares as aprendizagens realizadas de uma forma lúdica e agradável, vai a www.gerirepoupar.com e executa as actividades aí propostas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género