Avançar para o conteúdo principal

Semana da Saúde JI e EB1 de Oleiros

SEMANA DA SAÚDE – 04 a 08 Abril 2011

JI/EB1 OLEIROS

1) Avaliação do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo no que respeita ao consumo de lanches saudáveis

Esta avaliação foi efectuada apenas na EB1, pois os lanches das crianças do JI são saudáveis (manhã – fruta e tarde – leite escolar/pão e iogurte).


2) Sessão de informação:

Higiene oral

Realizou-se no Jardim de Infância no dia 24/03 por indisponibilidade da Enf.ª Cristina na Semana da Saúde conforme calendarizado.

Na EB1 esta sessão foi adiada para o 3º. Período uma vez que a Técnica de Saúde não teve disponibilidade na Semana da Saúde conforme calendarizado.

3) Dia da Actividade Física:

Caminhada


Jogos variados


4) Elaboração de um marcador de livros pelos alunos “Preservação das árvores”

Este marcador foi elaborado no dia 21 de Março no turno da tarde na EB1 e no JI de Oleiros para comemorar o Dia da Árvore/Ano Internacional das Florestas.

Na semana da Saúde este marcador foi explorado nas salas de aulas/actividades.


5) Incrementar a separação de “lixos” variados

A reciclagem já é uma prática nos estabelecimentos escolares.

No âmbito da Campanha da Braval na época natalícia com a recolha de papel de embrulho os estabelecimentos escolares foram premiados com kits individuais de reciclagem que estão a ser utilizados diariamente nas salas de actividades do Jardim de Infância e halls de entrada da escola do 1º. Ciclo.

6) Cartaz sobre Educação para a Saúde com trabalhos realizados ao longo do ano nas salas de actividades do JI (Quem sou…, Como sou…, Gosto de … , E… de brincar, Devo comer…, Cuidados a ter com o meu corpo) exposto no polivalente da EB 2,3 Prado.



Educadora Carla Manso

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género