Avançar para o conteúdo principal

Semana da Saúde no Agrupamento de Prado


Objectivos: Promover a reflexão, proporcionar informação e formação e oferecer aos alunos espaços de debate sobre temáticas como a sexualidade, alimentação, higiene, actividade física, consumo de substâncias psico-activas, doenças sexualmente transmissíveis e outras; Ajudar a Comunidade a construir um pensamento activo e critico, desenvolvendo um sentido de responsabilidade pessoal e social, prevenindo comportamentos de risco; Conhecer hábitos dos alunos/famílias relacionados com as temáticas da educação para a saúde; Formar alunos para serem veículo de mensagens preventivas para os seus pares, tomando consciência das responsabilidades de cada um na promoção da saúde da Comunidade; Desenvolver capacidades de pesquisa, cooperação, intercambio, autonomia e criatividade; Sensibilizar para a alteração de comportamentos, promovendo tomadas de decisão responsáveis e conscientes relativas à sua saúde física e psicológica e aumentar a resistência colectiva e o controlo individual perante as drogas e o tabaco. Desenvolver relações entre a escola, família e comunidade, rentabilizando os recursos existentes e estabelecer protocolos / parcerias Promover Estilos de Vida Saudáveis;



PROGRAMA SEMANA DA SAÚDE

ACTIVIDADES DAS EB1 e JARDINS DE INFÂNCIA

Escola da Igreja (EB1) Realização de diversas actividades físicas e desportivas, articuladas com os docentes das AEC. Fomentar hábitos de vida saudáveis/prática desportiva : Actividades de perícia, equilíbrio, destreza, estafetas... e alguns jogos tradicionais Dia da Actividade Física e da Saúde (7 de Abril): Participação nas actividades da EB 2,3


Escola do Bom –Sucesso (JI e EB1) Visita à Barragem do Alto Lindoso : 6 e 7 de Abril de 11 com os objectivos de Identificar fontes de energia renováveis;Reconhecer as vantagens da utilização das energias renováveis;Constatar que o homem nem sempre faz boa gestão dos recursos naturaisEstimular o desenvolvimento de atitudes conducentes a um respeito pelo meio ambiente; Higiene e saúde Participação na III corrida solidária; Partilha de ideias Visualização de PowerPoint Objectivos: Sensibilizar alunos e comunidade educativa para a necessidade de praticarem uma vida saudável; Educar para os valores da Solidariedade; Reconhecer o valor da prática desportiva; Educar para o valor da saúde em geral.


Escola de Oleiros (JI e EB1) Avaliação do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo no que respeita ao consumo de lanches saudáveis; Sessão de informação; Higiene oral; Dia da Actividade Física: Caminhada; Jogos variados; Elaboração de um marcador de livros pelos alunos “Preservação das árvores”; Incrementar a separação de “lixos” variados

Centro Escolar de Cabanelas Caminhada; Semana da Ciência ;Reciclar, reutilizar e Reduzir; Realização de uma caminhada; Exposição de Trabalhos. Ateliês com diversas actividades: laboratoriais, leitura, reaproveitamento de materiais, reciclagem (deslocação ao ecoponto para depositar os resíduos), construção de um terrário.Dia da Actividade Física e da Saúde (7 d Abril) : Participação nas actividades da EB 2,3



SEMANA DA SAÚDE - ACTIVIDADES da EB 2/3

2ª Feira – Dia 4 de Abril • 9.30h / 17 h (Campo Desportivo Exterior) Projecto Synergia Activa ( Centro Social Sto Adrião de Braga)

• Workshop “Viver Saudavelmente a nossa Sexualidade” com Enfª Cristina Duarte (CS de Vila Verde) 13.30h – 9ºC (sala 1) e 15.15h – 9ºA (sala 11)

• Palestras sobre Consumo Sustentável e Prevenção de Resíduos promovidas pela DECO 14.15h( 6ºs D e E) / 15.15h (6ºs B e C) 15.15h (5ºs A-C e D) Sala 17

3ª Feira – Dia 5 de Abril 9/13h – Dádiva de Sangue (Grupo de Ciências - Instituto Português do Sangue) Salas 2 e 3 * Sala da Matemática 9.30h/12.30h e 14h /17h

Rastreios de Sáude (saúde oral, terapia da fala, T.A., glicose, Colesterol e osteoporose) Universidade Fernando Pessoa - sala 17, Gabinete do Aluno e Gabinete dos D.T.

14.30 h - Apresentação do Conto “Banzo , o pássaro mágico “ de Regina Miranda Alunos do PIEF 1 (Área Projecto e EVT)

15.15h- Teatro “a SIDA” por alunas do 7ºA

15.30h- Teatro musicado “ O Parlamento da Alimentação” 6ºD e 6ºE ( Área Projecto) Polivalente


4ª Feira – Dia 6 de Abril Dia do Departamento de Matemática e das Ciências Exactas (programa próprio)


5ª Feira – Dia 7 de Abril (Dia Mundial da Saúde) Dia da Actividade Física e da Saúde

Actividades variadas desenvolvidas ao longo do dia, dinamizadas pelo Grupo de Educação Física e destinadas a toda a Comunidade Educativa (alunos, docentes, pessoal não docente, famílias e colaboradores)

• Actividades lúdicas com alunos do 4ºCiclo (EB1 Sobral, Cabanelas, Francelos e Igreja) e profs das AECs Álvaro matos; Pedro Alves e Filomena

• Mega Aulas de Body Combat; Pilates e Kick Boking – Daniela Braga, Tânia, Samy e Igor (Gymnoprado)

• Danças Urbanas e Judo - Susana Araújo e Valentim Lima (Inatel – Braga)

• Hatha Yoga - Lídia Peixoto e Jovita Oliveira (Centro de Yoga de Braga)

• Palestra com prática de Pulsar Yoga e Relaxamento com taças tibetanas - Ana Taboada

• Danças de Salão - Mariana Batista e Mário Correia (Clube Namorara dança de Vila Verde)

• Mega aula de Capoeira - Fabiano (Projecto Giro)

• Experiências de Rugby - Ricardo Azevedo da (Escola Municipal de Desporto de Vila Verde)

• Caminhada “Acerta o passo com a Saúde, procurando os Caminhos de Santiago” .

• Ritmos Ciganos - Fátima e Armanda

• Rappel suspenso

• Yoga - Professor Oliveira

• Rope skipping - João Gonçalves e Nuno Dias

• Yoga - Cristina Martinho


6ª Feira – Dia 8 de Abril

• Workshop “Viver Saudavelmente a nossa Sexualidade” com Enfª Cristina Duarte (CS de Vila Verde) • 8.30h – 9ºD (sala 2) e 10.10h – 9ºB (sala 11)



  • -Rastreios de Saúde Visual - Drª Ema Barros (MultiÒpticas de Vila Verde) -9h.12,30h e 13,30h-17h - Sala de Apoio ao Aluno

• Workshop sobre Toxicodependências • 9.30h /11h- 9ºA e CEFs -- Sala da Matemática Enfª Ermelinda Macedo (docente da Escola Superior de Enfermagem da Univ. do Minho)

• Workshop sobre 1os Socorros 11.15h/12.45h - 8ºA/8ºB/8ºC -- Sala da Matemática - Enfª Fátima Braga (docente da Escola Superior de Enfermagem da Univ. do Minho

• Workshop sobre Alimentação Saudável • 9.30h- 6ºA/6ºB 10.30 –6ºC/6ºD Sala 17 • Enfª Rafaela Rosário (docente da Escola Superior de Enfermagem da Univ. do Minho

Mini-Palestras dos alunos do 6ºano sobre temas associados à Saúde (Trabalhos realizados em Ciências Naturais e Educação Física) sala 17 • 12h/13.30 – 5ºA e 5ºB • 13.30h/15h – 5ºC e 5ºD


Divulgação dos trabalhos realizados no âmbito da Educação para a Saúde Toda a semana - Polivalente

 Exposição de fotos “Momentos Saudáveis” (7ºC)

 Exposição da ilustração de “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (8ºC)

 Exposição de trabalhos de recolha de provérbios sobre Saúde (5ºA)

 Exposição de trabalhos sobre Sexualidade e Afectos (8ºD)

 Exposição dos lenços de Namorados , produtos da colaboração interdepartamental (Línguas e Expressões) 7ºs A-B-C ; 8ºA e B e 9ºA

 Exposição das definições de AMOR, contributos de toda a Comunidade para o Dia dos Namorados

 Exposição de um cartaz sobre Educação para a Saúde (JI de Oleiros)

 Divulgação dos resultados dos Inquéritos sobre hábitos de consumo no Pequeno almoço aplicado a todos os alunos do 2º e 3ºCiclo (TIC)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género