Avançar para o conteúdo principal

Semana da Saúde (dia 5)

8 de Abril de 2011

Este último dia da Semana da Saúde começou com mais 2 workshops " Viver Saudavelmente a nossa Sexualidade" com a Enfª Cristina Duarte , desta vez com as turmas B e D, completando assim as sessões com todas as turmas do 9ºano.



Um dos pontos altos do dia foram as mini-palestras sobre temas da Saúde, que os alunos do 6ºA com a profª. Assunção Cunha apresentaram para os colegas do 5ºA e 5ºB, com temas como o tabagismo, a Higiene Corporal, a Diabetes, Alimentação, etc...
São momentos muito ricos em termos educativos, tanto para os alunos que apresentam os trabalhos que realizaram , desenvolvendo também capacidades de comunicação e de exposição mas também para os mais novos, que estão mais atentos aos seus colegas, sabendo que para o ano será a vez deles de assumirem esse papel...




Durante a tarde foi a vez do 6ºE que, com o prof. Manuel Peixoto apresentou trabalhos sobre Alimentação e Sexualidade, prendendo a atenção e o interesse dos alunos do 5ºC e 5ºD, que até foram chamados a responder a questões sobre a matéria abordada, utilizando o quadro interactivo, o que fizeram com prontidão e competência como as imagens demonstram...


Durante todo o dia decorreram, com o apoio da Multiópticas de Vila Verde, rastreios visuais para alunos, docentes e não docentes de todo o Agrupamento, com o técnico César Ferreira, que analisou cerca 100 pessoas. Durante o 3º Período este rastreio será disponibilizado novamente, durante alguns dias, de forma a alcançar toda a Comunidade.





Durante a manhã tivemos ainda a colaboração de 3 docentes da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho que dinamizaram as seguintes sessões:

Enfermeira Fátima Braga -- Primeiros Socorros -- 8ºA; 8ºB e 8ºC



Enfermeira Ermelinda Macedo -- Toxicodependências - - 9ºA ; CEF1 e CEF2




Enfermeira Rafaela Rosário --- Alimentação Saudável -- 6ºA; 6ºB;6ºC e 6ºD




Terminou assim esta Semana em que foram concretizadas todas as actividades previstas e que atingiu os objectivos pretendidos.
Os nossos agradecimentos a todos quantos connosco colaboraram, dinamizando actividades e assumindo um papel muito importante no nosso projecto de Educação para a Saúde, mas também aos elementos da nossa Comunidade Escolar que redobraram a sua capacidade de trabalho cooperando em tarefas de divulgação e de realização das actividades.
O nosso agradecimento também à equipa da Biblioteca Escolar que associou à Semana da Saúde, promovendo actividades especificas e coordenando as exposições temáticas.


Em jeito de balanço final, só lamentamos que não tivessem sido apresentados à Comunidade mais trabalhos dos alunos no âmbito da Educação para a Saúde, especialmente do 3ºCiclo, mas desejamos que essa situação possa ser alterada no futuro...ganharemos todos com esse maior envolvimento dos alunos mais velhos, com dinâmicas mais activas e interventivas de participação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género