Avançar para o conteúdo principal

Sessão Distrital Parlamento dos Jovens

Realiza-se já no dia 1 de Março, pelas 9h30m, no Auditório do Instituto da Juventude de Braga, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, cujo tema é a Educação Sexual e que terá a seguinte ordem de trabalhos:

1 Abertura da Sessão Distrital pelo representante da Direcção Regional de Educação;

2. Apresentação dos elementos da mesa à Assembleia, chamada dos deputados de cada escola e cedência do uso da palavra a cada um dos convidados presentes pelo Presidente da Sessão (Deputado da Assembleia da República) que dirige os trabalhos e assegura a ordem dos debates;

3. Espaço de perguntas ao Deputado (1 pergunta por escola, preparada previamente à Sessão) - Período de Antes da Ordem do Dia (PAOD);

4. Debate dos Projectos de Recomendação na generalidade (POD)os representantes de cada escola apresentarão e defenderão as medidas constantes dos seus projectos, dispondo de 3 minutos por escola;

5. Eleição dos deputados à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens,

6. Eleição do Porta-Voz do círculo eleitoral;

7. Votação sobre um tema a propor à AR para debate na próxima edição do programa (2011)

Recordamos que os Deputados que representarão a nossa Escola são a Ana Cláudia Oliveira e Natasha Costa (9ºA) e o Pedro Silva (9ºB) que é o elemento suplente, e irão participar nesta Sessão argumentando e advogando as recomendações aprovadas na Sessão Escolar realizada no final de Janeiro.


Desejamos que esta seja uma óptima experiência para estes nossos jovens, uma oportunidade singular para vivenciar a dinâmica da vida parlamentar e para colocarem “à prova” a sua capacidade argumentativa e de análise das questões que lá serão debatidas.

As professoras Teresa Machado e Isabel Macedo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género