No âmbito da actividade inserida no Plano Anual de Actividades, Apresentação de Espectáculos Musicais, os alunos do 7º e 8º anos de escolaridade interpretaram ao vivo as composições rítmicas e melódicas que realizaram ao longo do primeiro semestre. Estes ‘mini’ concertos ocorreram durante a última semana de aulas do primeiro semestre (entre 25 e 29 de Janeiro).
As turmas ‘intérpretes’ e turmas ‘público’ convidadas foram as seguintes:
- No dia 25 de Janeiro actuaram as turmas 7ºC e 7ºD e as turmas ‘público’ foram o 8ºB e 5ºA, respectivamente;
- No dia 26 de Janeiro actuaram as turmas 8ºC e 7ºE e as turmas ‘público’ foram o 8ºB e 6ºC, respectivamente;
- No dia 27 de Janeiro actuaram as turmas 7ºA e 7ºB e as turmas ‘público’ foram o 7ºE e 6ºD, respectivamente;
- No dia 28 de Janeiro actuaram as turmas 8ºA e 8ºB e as turmas ‘público’ foram o 5ºE e 8ºC, respectivamente;
- No dia 29 de Janeiro actuou a turma 8ºD e a turma ‘público’ foi o 7ºB.
O resultado desta série de ‘mini’ concertos foi bastante positivo, considerando a importância de se estimular diferentes competências nos alunos como a atenção, a concentração, a responsabilidade de actuar em público e hábitos de escuta.
Importa salientar ainda que todas as composições (quer as rítmicas criadas pelos alunos do 7º ano, quer as melódicas da autoria dos aluno do 8º ano) são originais. Um dos principais desafios da disciplina de Educação Musical é estimular a criatividade dos alunos. Foi partindo da exploração sonora, passando pela análise e crítica das ideias musicais ao longo do processo de composição que surgiram estas pequenas ‘peças’ musicais. Todas elas foram gravadas com o intuito de realizar uma compilação sonora (em CD) no final do ano lectivo com todos os trabalhos musicais realizados pelos alunos do 3º ciclo.
Havendo oportunidade de continuar a desenvolver estas actividades nos próximos anos com novos alunos, será interessante fazer uma crítica musical aos trabalhos realizados em anos lectivos diferentes, de forma a perceber como evoluíram os gostos musicais dos alunos, e quem sabe, descobrir uma determinada tendência rítmica / melódica característica da Escola EB 2,3 de Prado!
Felicito todos os alunos pelos trabalhos musicais! Que este ‘bichinho’ da música cresça convosco!
Deliciem-se com este excerto da turma do 8ºB (através deste link, quem tiver interessado pode fazer mesmo o download!)
http://www.4shared.com/file/222845868/57363451/8B_G_1.html
As turmas ‘intérpretes’ e turmas ‘público’ convidadas foram as seguintes:
- No dia 25 de Janeiro actuaram as turmas 7ºC e 7ºD e as turmas ‘público’ foram o 8ºB e 5ºA, respectivamente;
- No dia 26 de Janeiro actuaram as turmas 8ºC e 7ºE e as turmas ‘público’ foram o 8ºB e 6ºC, respectivamente;
- No dia 27 de Janeiro actuaram as turmas 7ºA e 7ºB e as turmas ‘público’ foram o 7ºE e 6ºD, respectivamente;
- No dia 28 de Janeiro actuaram as turmas 8ºA e 8ºB e as turmas ‘público’ foram o 5ºE e 8ºC, respectivamente;
- No dia 29 de Janeiro actuou a turma 8ºD e a turma ‘público’ foi o 7ºB.
O resultado desta série de ‘mini’ concertos foi bastante positivo, considerando a importância de se estimular diferentes competências nos alunos como a atenção, a concentração, a responsabilidade de actuar em público e hábitos de escuta.
Importa salientar ainda que todas as composições (quer as rítmicas criadas pelos alunos do 7º ano, quer as melódicas da autoria dos aluno do 8º ano) são originais. Um dos principais desafios da disciplina de Educação Musical é estimular a criatividade dos alunos. Foi partindo da exploração sonora, passando pela análise e crítica das ideias musicais ao longo do processo de composição que surgiram estas pequenas ‘peças’ musicais. Todas elas foram gravadas com o intuito de realizar uma compilação sonora (em CD) no final do ano lectivo com todos os trabalhos musicais realizados pelos alunos do 3º ciclo.
Havendo oportunidade de continuar a desenvolver estas actividades nos próximos anos com novos alunos, será interessante fazer uma crítica musical aos trabalhos realizados em anos lectivos diferentes, de forma a perceber como evoluíram os gostos musicais dos alunos, e quem sabe, descobrir uma determinada tendência rítmica / melódica característica da Escola EB 2,3 de Prado!
Felicito todos os alunos pelos trabalhos musicais! Que este ‘bichinho’ da música cresça convosco!
Deliciem-se com este excerto da turma do 8ºB (através deste link, quem tiver interessado pode fazer mesmo o download!)
http://www.4shared.com/file/222845868/57363451/8B_G_1.html
Comentários