Avançar para o conteúdo principal

Apresentação de Espectáculos pelos alunos do 7º e 8º anos

No âmbito da actividade inserida no Plano Anual de Actividades, Apresentação de Espectáculos Musicais, os alunos do 7º e 8º anos de escolaridade interpretaram ao vivo as composições rítmicas e melódicas que realizaram ao longo do primeiro semestre. Estes ‘mini’ concertos ocorreram durante a última semana de aulas do primeiro semestre (entre 25 e 29 de Janeiro).
As turmas ‘intérpretes’ e turmas ‘público’ convidadas foram as seguintes:

- No dia 25 de Janeiro actuaram as turmas 7ºC e 7ºD e as turmas ‘público’ foram o 8ºB e 5ºA, respectivamente;

- No dia 26 de Janeiro actuaram as turmas 8ºC e 7ºE e as turmas ‘público’ foram o 8ºB e 6ºC, respectivamente;

- No dia 27 de Janeiro actuaram as turmas 7ºA e 7ºB e as turmas ‘público’ foram o 7ºE e 6ºD, respectivamente;

- No dia 28 de Janeiro actuaram as turmas 8ºA e 8ºB e as turmas ‘público’ foram o 5ºE e 8ºC, respectivamente;

- No dia 29 de Janeiro actuou a turma 8ºD e a turma ‘público’ foi o 7ºB.


O resultado desta série de ‘mini’ concertos foi bastante positivo, considerando a importância de se estimular diferentes competências nos alunos como a atenção, a concentração, a responsabilidade de actuar em público e hábitos de escuta.

Importa salientar ainda que todas as composições (quer as rítmicas criadas pelos alunos do 7º ano, quer as melódicas da autoria dos aluno do 8º ano) são originais. Um dos principais desafios da disciplina de Educação Musical é estimular a criatividade dos alunos. Foi partindo da exploração sonora, passando pela análise e crítica das ideias musicais ao longo do processo de composição que surgiram estas pequenas ‘peças’ musicais. Todas elas foram gravadas com o intuito de realizar uma compilação sonora (em CD) no final do ano lectivo com todos os trabalhos musicais realizados pelos alunos do 3º ciclo.

Havendo oportunidade de continuar a desenvolver estas actividades nos próximos anos com novos alunos, será interessante fazer uma crítica musical aos trabalhos realizados em anos lectivos diferentes, de forma a perceber como evoluíram os gostos musicais dos alunos, e quem sabe, descobrir uma determinada tendência rítmica / melódica característica da Escola EB 2,3 de Prado!

Felicito todos os alunos pelos trabalhos musicais! Que este ‘bichinho’ da música cresça convosco!

Deliciem-se com este excerto da turma do 8ºB (através deste link, quem tiver interessado pode fazer mesmo o download!)

http://www.4shared.com/file/222845868/57363451/8B_G_1.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género