Avançar para o conteúdo principal

25 de Abril - LIBERDADE É...

 

50 Anos do 25 de Abril

Para mim, LIBERDADE é…  

  • *      Paz
  • *      Boa
  • *      Ouvir a música que nos apetece
  • *      Poder fazer o que queremos sem ouvir “isso está errado”
  • *      Não ser proibido fazer o que queremos
  • *      Poderem andar meninos e meninas juntos na escola e podermos vestir o que queremos
  • *      O dia 25 de Abril
  • *      Poder andar de bicicleta sem pagar imposto
  • *      Cada um poder dizer o que pensa
  • *      Viajar sem precisar de autorização
  • *      Brincar
  • *      Poder fazer o que quiser
  • *      Comer bróculos à vontade
  • *      Poder ver as séries que queremos
  • *      Não ser obrigado a ir para a guerra          5ºA


50 Anos do 25 de Abril

Para mim, LIBERDADE é

Poder falar do governo, poder consumir produtos de outros países. 

        Ter poder de escolha

                 Poder vestir o que quiser

                            Igualdade entre homens e mulheres

                                      Poder pensar

                                                 Aceitar a diferença,  poder ir mais tempo para a escola e poder brincar

                                                             Poder fazer coisas que antes eram proibidas, como beber coca-cola

                                                Poder falar à vontade sem medo de estar a ser escutado

                                 Poder andar mais anos na escola

                         Viajar livremente para outros países

         Os homens não serem mais obrigados a ir para “a tropa”

Jogar futebol

     Poder dar beijinhos abertamente e ter direito à saúde

                      Liberdade de expressão

                                Poder comer coisas de outros países

                                           Poder falar livremente do que quiser

                                                   Liberdade é Revolução

                                                                 Poder pensar no que quiser, sem ter medo

 

                                                                  5º B 


50 Anos do 25 de Abril

Para mim, LIBERDADE é…

  •  Ser Feliz
  • Poder falar do Governo sem nos prenderem
  •  Poder falar e pensar livremente
  • Poder usar a roupa que queremos
  • Poder ouvir a música que quisermos
  • Podermos expressar-nos livremente
  • Poder fazer quase tudo o que quisermos
  • Sair para o ar livre
  • Poder divorciar-se
  • Viajar para onde quiser sem pedir permissão
  • Ouvir o que quiser
  • Ter mais direitos
  • Poder vestir como quisermos
  • Igualdade entre Homens e Mulheres
  • Poder ver os filmes que eu quiser
  • Poder acabar a escola sem ter que ir antes trabalhar


                               5ºC


Para mim, LIBERDADE é 

Paz

Amor

Ter Direitos

Fazermos o que quisermos / respeito

Brincar ao ar livre

Ter os seus direitos, fazermos o que queremos ser dar satisfações

Ter Direitos e Deveres

Ter cada um a sua opinião

Ter muita alegria

Estar ao ar livre

Expressar a nossa opinião sem ter medo

Usar o que quiser, quando quiser

Os homens e as mulheres poderem estar juntos quando quiserem, sem condições


     5ºD

50 Anos do 25 de Abril

Para mim, LIBERDADE é 
 

  

 Não ser obrigada a fazer o que não quero

 Ser independente, ter liberdade para escolher

 Fazer o que quiser

 Brincar com os amigos

 Poder comer, beber,ler …o que quiser

 Vestir o que quiser, brincar com quem quiser

 Depois de um mês a jogar computador, sair do quarto para ir cortar relva

 Termos Direitos

 Poder jogar futebol com os amigos, todos os dias

 As mulheres poderem fazer o que quiserem

 Andar de bicicleta

  

                            5ºE


Trabalho realizado em Cidadania com profª Isabel Macedo 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género