Avançar para o conteúdo principal

Dia Rosa no AE de Prado (31 de outubro)

     Dia Rosa no AE de Prado
 




A prática de atividade física é cada vez mais reconhecida como contribuindo para a prevenção do cancro da mama. Em 2022, a proposta da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) é que os diferentes parceiros do outubro rosa se juntem à onda do DESporto, procurando alcançar a meta de 350.000 passos na luta contra o cancro, número correspondente ao número de mamografias efetuadas em 2021.

Pode ser uma meta individual ou de grupo, a ser cumprida somando o número de passos dados por várias pessoas no âmbito de uma caminhada, por exemplo, em que várias pessoas vão acumulando os seus passos…

Serão disponibilizados alguns pedómetros às várias escolas, que se devem organizar no sentido de serem usados pelas diferentes turmas em diferentes momentos do dia. Sugerimos que multipliquem o nº de passos pelo nº de alunos da turma e encontrem dessa forma o contributo de cada turma para o objectivo final.

Quem quiser participar individualmente, pode usar um pedómetro pessoal (muitos relógios e telemóveis possuem essa função) ou solicitar um no Gabinete do GAAF, devendo no final dirigir-se ao mesmo local para registar o nº de passos dados.

O que interessa é que todos sejam convidados e percebam que ao participar se juntam a esta luta que é de todos!

Assim contamos com a participação de alunos, docentes e não docentes e mesmo pais e/ou EE que se queiram juntar a esta causa.

Finalmente, acrescentamos um DESafio: que a chegada à meta corresponda a um “marco”, a algo que é acrescentado a uma instalação artística que, no final, constituirá uma memória da Onda Rosa 2022e que será uma árvore da vida com flores que identificam quem participou.



A ESCOLA JÁ RESPIRA ROSA ...


                

Equipa PES / GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género