Avançar para o conteúdo principal

Clube de Teatro na EB de Prado

O Clube de Teatro é uma oferta extracurricular do agrupamento, aberta aos alunos do 2º e 3º ciclos.

Entendemos o Teatro como uma linguagem artística que permite o desenvolvimento individual, na centralidade da figura do ator e suas ferramentas, bem como a dimensão coletiva, no fazer em grupo que lhe é próprio, e na relação que se estabelece entre os atuantes e o público. 

Neste espaço de trabalho semanal, através de jogos, exercícios e improvisações, pretendemos que os participantes sejam levados a:

- desenvolver as capacidades de expressão com o corpo e a voz

- nutrir uma boa saúde mental, por meio de práticas que priorizam o bem-estar e as relações interpessoais

- sentir e executar um ritmo comum, para perceber o sentido de grupo e a aceitação das diferenças

- ampliar a capacidade de escuta 

- cultivar a imaginação ativa, por exemplo, transportando para o corpo o ser animal, mímicas de ações ou, ainda, através da atribuição de outros usos e funções a objetos do quotidiano

- compreender as regras de um jogo, ampliando a capacidade do trabalho colaborativo, ou ainda aceitando o ganhar e o perder

- discriminar diferentes tipos de emoções, sendo capaz de representá-las

- aperfeiçoar a leitura e a interpretação de textos

- aprimorar o espírito crítico, através de debates e processos criativos em torno de temas ligados à cidadania ativa

- perceber o conflito como algo integrante da vida, buscando soluções para a resolução de situações dramáticas

A dinamização desta atividade está sob a responsabilidade da técnica de teatro Renata Flaiban.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género