Avançar para o conteúdo principal

Convite para Workshop para pais , educadores e cuidadores .

 

Depois de um ano onde constatamos inúmeras situações de  alterações da fala e da linguagem,  que atualmente constituem o problema mais frequente no desenvolvimento infantil , a equipa GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família)  decidiu promover um workshop “O ecrã comeu-te a língua”, para pais, cuidadores e educadores no sentido de os capacitar de conhecimentos e estratégias que lhes permitam potenciar, de forma positiva e assertiva, as capacidades linguísticas e de fala das crianças.


As mães e os pais dizem, frequentemente, que ser mãe ou pai é a melhor e mais difícil tarefa do mundo. As responsabilidades e exigências de educar crianças/jovens saudáveis e com bem-estar também podem desafiar os nossos limites, gerar stresse e sentimentos de sobrecarga. A parentalidade vai-se desenvolvendo e transformando, mas vai sempre impactar de forma significativa, positiva ou negativa, o desenvolvimento das nossas filhas e filhos. 


Neste workshop serão também abordados alguns princípios de parentalidade positiva que poderão ajudar os pais nessa desafiante tarefa.

De alertar que mesmo sendo gratuito, a inscrição no workshop é obrigatória através do link 

https://forms.gle/dkAP7sXuajdNjtzF9

Área de anexos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género