Avançar para o conteúdo principal

Clube Náutico de Prado , Escola de campeões...

 

O Clube Náutico de Prado, relevante parceiro da Escola, que possibilita tanto a realização das aulas curriculares como os grupos de Canoagem do Desporto Escolar, realizou no dia 1 de Junho  uma ação de sensibilização para todos os alunos da nossa escola para divulgar a modalidade  e motivar os alunos para novas experiências associadas à canoagem.

 

Foi com imenso prazer e orgulho que recebemos ex-alunos desta escola e que integram atualmente a equipa de treinadores do Clube Náutico de Prado e que explicaram aos nossos alunos questões básicas sobre as embarcações em exposição, um resumo do grandioso palmarés do clube, especialmente nos escalões de formação e que os convidaram a participar na Campanha de Férias que o Clube irá organizar e que incluirá canoagem ,mas também outras atividades desportivas do agrado dos jovens.







Destes alunos que ontem visitaram o stand do CNP,  certamente sairão os futuros campeões da modalidade ...





De relembrar que atualmente temos dois grupos de Desporto Escolar de Canoagem e tivemos um aluno no pódio, com 3 medalhas de prata, no Campeonato Nacional do Desporto Escolar, recentemente realizado em Viana do Castelo, o Renato Silva, do 9ºB.  


Subdepartamento de Educação Física 
















O Clube Náutico de Prado é uma associação cultural, recreativa e desportiva, fundada em 24 de Fevereiro de 1982, com os seus Estatutos publicados no Diário da República nº 99, III Série de 29-04-1982 e posterior alteração publicada no Diário da República nº 287, III Série de 14-12-00, desde 05-02-2002 o Clube é uma Instituição de Utilidade Pública.

A sua principal actividade é a prática da CANOAGEM, nos seus aspectos formativo, recreativo e competição, tendo neste momento aproximadamente 1750 sócios efectivos.

As suas instalações situam-se na Avenida do Cávado, Lugar do Faial, Vila de Prado, em terreno cujo direito de superfície foi cedido ao clube pela Câmara Municipal de Vila Verde, a título definitivo.

A Vila de Prado ocupa um lugar de relevo na canoagem portuguesa devido às óptimas condições naturais para a prática da modalidade e à acção desenvolvida pelo Clube Náutico de Prado, herdeiro das Escolas de Remo e Canoagem da extinta Mocidade Portuguesa (criadas em meados dos anos 60) e da antiga secção de Remo e Canoagem do Grupo Desportivo de Prado.

A crescente adesão dos jovens á prática da Canoagem, por acção continua do Clube Náutico de Prado na formação e divulgação, coloca o clube como referência no plano regional e mesmo nacional.

A participação do clube nas inúmeras competições de canoagem realizadas em todo o território nacional, faz com que seja o melhor meio de divulgação da Vila de Prado e do concelho em todo o país.

O C. N. Prado é neste momento aquele que tem melhor palmarés desportivo do concelho de Vila Verde e dos melhores do distrito de Braga. Os seus atletas participam com frequência em Campeonatos do Mundo, Campeonatos da Europa, Jogos Olímpicos e Regatas Internacionais. De referir que os atletas António Brito e Rui Fernandes alcançaram a medalha de prata no Campeonato do Mundo de Pista, na categoria de juniores K4 500m, Silvestre Pereira alcançou a medalha de prata na Taça do Mundo de Maratonas na categoria de seniores em Cl e Luísa Azevedo e Susana Pereira alcançaram a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Maratonas na categoria de seniores/damas em K2. De registar, também, a presença do Rui Fernandes nos Jogos Olímpicos de Barcelona e de Atlanta, tal como Silvestre Pereira, presente nos Jogos Olímpicos de Atlanta.

De referir também o atleta Emanuel Silva, a alcançar a medalha de ouro como júnior na Taça do Mundo de Pista em K1 nos 500m e 1 000m e a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Juniores em 1 000m, como cadete foi medalha de ouro no Campeonato de Espanha de Inverno e tem participado em Campeonatos da Europa e do Mundo e nos Jogos Olímpicos de Atenas e Pequim com a obtenção de excelentes resultados.

Em 2016, o atleta Hélder Silva, participou nos JO/Rio2016, em C1 200m, com a obtenção do 13.º lugar.

Os Protocolos de Cooperação celebrados com os Agrupamentos de Escolas de Prado, Vila Verde, Moure e Ribeira do Neiva, Mosteiro e Cávado, e com a Escola Secundária de Vila Verde, no sentido de divulgar e proporcionar às crianças um primeiro contacto com a modalidade, proporciona a prática da canoagem aos seus alunos a título gratuito, em número que ronda sensivelmente os 350 alunos. Sendo a Canoagem uma área inter-disciplinar da disciplina de Educação Física das Escolas, oferecendo assim, um leque alargado de actividades aos alunos.

Para fazer face aos objectivos desportivos e sociais, o Clube Náutico de Prado, constituiu uma equipa técnica para acompanhar permanentemente os alunos bem como os atletas de competição. A equipa técnica é constituída por 3 elementos.

Nos últimos ciclos olímpicos, o Clube Náutico de Prado tem proporcionado a prática da canoagem a uma média de 150 praticantes federados.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género