Avançar para o conteúdo principal

AS REDES DO PERIGO - Colaboração do CLDS 4G de Vila Verde

 

Realizou-se no passado dia 28 de Janeiro a sessão "As redes do perigo", uma iniciativa do GAAF com os objetivos de ajudar pais e educadores a gerirem melhor a relação dos jovens com a internet e as redes sociais.

Contamos com a preciosa e generosa colaboração do Dr. Paulo Guimarães e da Drª Mª João , do CLDS 4G de Vila Verde, que nos ajudaram a entender melhor esse "universo paralelo" esse mundo virtual, que tanto encanta e absorve as nossas crianças e jovens. 

A abordagem ao tema foi bastante original, partindo de casos reais, publicados na imprensa, que retratavam perfeitamente alguns dos perigos que o uso indevido da internet e das redes sociais acarretam, evidenciando que é um  dever de todos contribuir para uma gestão responsável das redes sociais e da internet no geral, tendo consciência das suas ameaças e perigos, bem como, o dever de garantir uma utilização disciplinadas das mesmas.

Infelizmente e apesar da ampla divulgação realizada (Pais, Associações de pais e EE, jornal "O Vilaverdense", blog e facebook do Agrupamento e  do incentivo pessoal realizado junto de famílias onde este problema é mais evidente) a participação dos pais foi muito reduzida, tendo a assembleia sido constituída na sua maioria por professores e educadores.

Em jeito de balanço ficam aqui algumas ideias -chave:

Apesar dos perigos apresentados pelas redes sociais, proibir o acesso dos seus filhos pode não ser a melhor solução. A interação nesses ambientes virtuais também acaba por fazer parte da socialização dos jovens e crianças com os seus amigos.

O diálogo e a supervisão são a melhor alternativa. Converse com o seu filho sobre os perigos das redes sociais, e trabalhe com métodos de controlo como acesso às senhas, e softwares que bloqueiam certos tipos de conteúdos.

Os pais deverão estar atentos aos conteúdos a quais os seus filhos acedem (apps, jogos com chat, sites de encontros, youtubers, influencers),  contribuir para o controlo do  acesso a filmes/conteúdos inapropriados para as idades dos seus filhos e contrariar também a normalização de um tipo de linguagem violenta e obscena que muitas vezes é utilizada neste contexto,  e que tem repercussões muito negativas, não só no desenvolvimento pessoal dessas crianças e jovens, mas também nas suas relações sociais e, muitas vezes, com impacto negativo também no ambiente escolar.

Isto é evidente especialmente quando os jovens "seguem" determinados  youtubers, também conhecidos como personalidade do YouTube, celebridades do YouTube ou criadores de conteúdo do YouTube,  ou algum  Influenciador digital ou digital influencer que é um indivíduo que utiliza uma rede social para expressar análises e influenciar a opinião de outros indivíduos, através de publicações em texto ou vídeo online e que são seguidos por um determinado público. O influenciador originado na internet às vezes não se restringe a apenas uma rede social, mas a união delas o que faz com que alcance uma audiência maior. O surgimento desses novos formadores de opinião digitais também causa uma mudança comportamental e de mentalidade nos seus seguidores, que tendem a ser facilmente influenciados. 


Em nome do Agrupamento, agradecemos à equipa do CLDS 4G de Vila Verde, que mais uma vez correspondeu com imensa disponibilidade e saber à nossa solicitação de colaboração e desejamos que todos os problemas associados a esta temática, possam ser agora mais facilmente geridos por todos os pais e educadores.


Equipa GAAF



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género