Realizou-se no passado dia 28 de Janeiro a sessão "As redes do perigo", uma iniciativa do GAAF com os objetivos de ajudar pais e educadores a gerirem melhor a relação dos jovens com a internet e as redes sociais.
Contamos com a preciosa e generosa colaboração do Dr. Paulo Guimarães e da Drª Mª João , do CLDS 4G de Vila Verde, que nos ajudaram a entender melhor esse "universo paralelo" esse mundo virtual, que tanto encanta e absorve as nossas crianças e jovens.
A abordagem ao tema foi bastante original, partindo de casos reais, publicados na imprensa, que retratavam perfeitamente alguns dos perigos que o uso indevido da internet e das redes sociais acarretam, evidenciando que é um dever de todos contribuir para uma gestão responsável das redes sociais e da internet no geral, tendo consciência das suas ameaças e perigos, bem como, o dever de garantir uma utilização disciplinadas das mesmas.
Infelizmente e apesar da ampla divulgação realizada (Pais, Associações de pais e EE, jornal "O Vilaverdense", blog e facebook do Agrupamento e do incentivo pessoal realizado junto de famílias onde este problema é mais evidente) a participação dos pais foi muito reduzida, tendo a assembleia sido constituída na sua maioria por professores e educadores.
Em jeito de balanço ficam aqui algumas ideias -chave:
Apesar dos perigos apresentados pelas redes sociais, proibir o acesso dos seus filhos pode não ser a melhor solução. A interação nesses ambientes virtuais também acaba por fazer parte da socialização dos jovens e crianças com os seus amigos.
O
diálogo e a supervisão são a melhor alternativa. Converse com o seu filho sobre
os perigos das redes sociais, e trabalhe com métodos de controlo como acesso às
senhas, e softwares que bloqueiam certos tipos de conteúdos.
Os pais deverão estar atentos aos conteúdos a quais os seus filhos acedem (apps, jogos com chat, sites de encontros, youtubers, influencers), contribuir para o controlo do acesso a filmes/conteúdos inapropriados para as idades dos seus filhos e contrariar também a normalização de um tipo de linguagem violenta e obscena que muitas vezes é utilizada neste contexto, e que tem repercussões muito negativas, não só no desenvolvimento pessoal dessas crianças e jovens, mas também nas suas relações sociais e, muitas vezes, com impacto negativo também no ambiente escolar.
Isto é evidente especialmente quando os jovens "seguem" determinados youtubers, também conhecidos como personalidade do YouTube, celebridades do YouTube ou criadores de conteúdo do YouTube, ou algum Influenciador digital ou digital influencer que é um indivíduo que utiliza uma rede social para expressar análises e influenciar a opinião de outros indivíduos, através de publicações em texto ou vídeo online e que são seguidos por um determinado público. O influenciador originado na internet às vezes não se restringe a apenas uma rede social, mas a união delas o que faz com que alcance uma audiência maior. O surgimento desses novos formadores de opinião digitais também causa uma mudança comportamental e de mentalidade nos seus seguidores, que tendem a ser facilmente influenciados.
Em nome do Agrupamento, agradecemos à equipa do CLDS 4G de Vila Verde, que mais uma vez correspondeu com imensa disponibilidade e saber à nossa solicitação de colaboração e desejamos que todos os problemas associados a esta temática, possam ser agora mais facilmente geridos por todos os pais e educadores.
Equipa GAAF
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