Avançar para o conteúdo principal

Arte e Tecnologia na Casa do Conhecimento de Vila Verde

 

Arte e Tecnologia na Casa do Conhecimento de Vila Verde

 

No dia 31 de janeiro acompanhei a turma do 5ºC n visita de estudo à Casa do Conhecimento de Vila Verde, juntamente com a professora Diretora de Turma, Filomena Alves.

Foi bonito observar o interesse dos alunos diante de equipamentos que nunca tinham visto, como a impressora 3D. Os robôs despertaram risos e suspiros, com os movimentos e sons que são capazes de fazer.

Há alunos que não demonstram muita iniciativa para a aprendizagem, no quotidiano escolar. Entretanto, diante das propostas diferenciadas apresentadas pela equipa da Casa, envolveram-se com empenho, lançando perguntas e hipóteses de resposta.

Uma aluna, por exemplo, questionou-se sobre a ausência da cabeça do guerreiro, achado arqueológico cuja réplica se encontra em exposição. Questionados sobre a razão desta e outras partes do corpo, ausentes na escultura, os alunos levantaram a ideia de que isso se devia por se tratar de um guerreiro, que poderia ter perdido estas partes em batalhas. Conversamos então sobre o fator tempo, na arqueologia, que influencia no estado das peças encontradas, que acabam por sofrer danos.

Os trabalhos que exploravam cruzamentos entre arte e tecnologia despertaram encanto e o gosto dos alunos, principalmente por poderem movimentar seus corpos, de maneira lúdica.

A empatia também se fez presente: vários alunos, que tinham mais de um exemplar do bonequinho feito pela impressora 3D, disponibilizaram exemplares a outros, que ainda não possuíam nenhum, para levarem para casa, como uma recordação da visita.



Como não tivemos tempo para ouvir as lendas do Concelho, disponibilizadas em recursos multimédia, vamos lê-las e dramatizá-las nas aulas de teatro, começando pela Lenda de D. Sapo.


Renata Flaiban

Técnica de Teatro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género