Avançar para o conteúdo principal

Relato de uma prática bem sucedida durante o ensino online



 

A empatia entre a formiga e a cobra

Relato de uma prática bem sucedida durante o ensino online

 

Durante um dos períodos de ensino on-line no ano letivo 20-21, a partir de conversas com a equipa GAAF, desenvolvi com algumas turmas do 1º ciclo o conceito de empatia, porque acreditávamos ser este um conhecimento e uma prática muito necessários, principalmente nos tempos atuais. Fizemos apreciação de desenhos animados e fábulas que traziam, principalmente, personagens-animais a tentarem compreender o ponto de vista do outro, a partir de suas características físicas e modos de vida. Foi curioso perceber, em nossas reflexões e processos criativos, como alguns alunos tinham dificuldades em compreender o princípio de colocar-se no lugar do outro, que rege a empatia, substituindo-o até mesmo pelo sentimento de inveja.

Propus a algumas turmas o desafio de participarem, com a realização de desenhos, do Concurso “A Empatia é uma Arte”, promovido pelo Instituto Padre António Vieira e pela Academia de Líderes Ubuntu. Como o tempo de nossas aulas eram de apenas 40 minutos, pedi às crianças que dessem continuidade ao trabalho em suas casas, uma vez que estávamos mesmo, todos, muito tempo dentro delas. O envolvimento de certas turmas foi tão grande que alguns alunos produziram vários trabalhos, e tivemos que ser bastante organizados, na aula seguinte, no uso do tempo, ao computador, a fim de que todos conseguissem mostrar a mim, aos professores titulares e aos colegas, os resultados a que haviam chegado, bem como quais eram os trabalhos de que mais gostávamos e que poderiam, assim, ter mais chances de serem premiados no Concurso. 

O envolvimento das famílias foi fundamental, uma vez que os trabalhos enviados tinham que ser autorizados e postados pelos encarregados de educação. Foi com muita alegria que recebemos a notícia, já neste primeiro período de 2021, que a aluna Alice da Costa Afonso, ex-aluna da Eb1  e agora aluna do 5º ano da EB2/3 Prado foi a vencedora na Categoria B. Desenho/Pintura/Ilustração/BD, no Escalão 8 aos 10 anos. O seu trabalho, agora vencedor, podemos dizer que revela muita criatividade, sensibilidade, humor e inteligência. A Alice nos diz, com seu desenho e texto que, sejamos nós, formigas ou cobras, compreender as diferenças, dialogar e estar na pele do outro, pode vir a ser um encontro divertido, repleto de novos sons, cores e descobertas.

Deixamos aqui os nossos parabéns à Alice! E que o prémio seja um incentivo para que continue a dedicar-se às artes, com o empenho, entusiasmo e amor que sempre tem demonstrado.

Renata Flaiban,Técnica de Teatro e equipa GAAF




VENCEDORES DO CONCURSO  

CATEGORIA A. Fotografia Escalão – 11 aos 12 anos:  Rafaela Gomes Teles, 11 anos - Repetir Empatia 

CATEGORIA B. Desenho/Pintura/Ilustração/BD  Escalão – 8 aos 10 anos: 

 Alice da Costa Afonso, 9 anos – A formiga e a cobra 

  

Escalão – 11 aos 12 anos: Carolina Carvalho Barroso, 11 anos – Empatia 

Escalão - 13 aos 14 anos:  Radhika Hiteshkumar Pala, 13 anos - Empatia 

Escalão – 15 aos 18 anos: Petra Inês da Veiga Fernandes, 16 anos – Calçar Sentimentos ex aequo  Jéssica Soұa Guilhermino Lopes, 18 anos – Um começo 

Escalão – Adultos:  Ryan Lopes Dutra de Faria, 19 anos – Dás-me um rebuçado 

ex aequo  António Pinheiro da Costa, 57 anos, A Empatia no Toque


CATEGORIA C. Estrutura Tridimensional  

Escalão – 8 aos 10 anos  Helena Maria Costa e Silva, 9 anos – Diferentes por fora iguais por dentro 

Escalão – 11 aos 12 anos  Ana Beatriz Ferreira Barbosa, 12 anos – # Amor Compartilhado 

Escalão – Adultos Sandra Cristina da Silva Pinheiro, 36 anos, Empatia, a cura para o mundo 

Menção Honrosa  Lina Serra, 63 anos, Amor de Mãe 

CATEGORIA D. Escrita (Poesia, prosa ou conto) 

Escalão – 5 aos 7 anos:  Turma da Educadora Luísa Moreira, 5 anos – Coração Colorido 

Escalão – 11 aos 12 anos Lara Carolina Pinheiro Rodrigues, 12 anos – A Empatia não tem Cor 

Escalão – 13 aos 14 anos  Turma do 6ºA da Escola Básica Piscinas Olivais Lisboa, Os meus óculos mágicos

Escalão – 15 aos 18 anos Lídia Pinto Fernandes Tavares Granja, 15 anos – O vazio que também se escondia no amor ex aequo Vitória de Sousa Ferreira, 16 anos – O que a boca não diz , os olhos contam 

Escalão Adultos  Luís Miguel Santos Silva Trigo, 36 anos – Poema do Tutor 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...