segunda-feira, 14 de maio de 2018

"TPCs: o quê, porquê e para quem?"

O  subdiretor, Prof. Luís Martins abriu a sessão, deu as boas-vindas aos participantes, cerca de  45 pais / EE e seis docentes e técnicas especializadas, congratulando-se pela sua presença e referindo a pertinência do tema, que tanta agitação provoca tanto nas salas de aula como na casa de cada aluno.
Apresentou as psicólogas escolares e investigadoras da Universidade do Minho, Doutoras Jennifer Cunha e Tânia Nunes que posteriormente dinamizaram a sessão.



Foi uma jornada bastante interativa, na qual a par dos fundamentos teóricos que foram sendo apresentados, os pais expuseram as suas dúvidas, as suas práticas e as suas dificuldades. 

Como prometido, não foram fornecidas "receitas" , mas foram apontados alguns caminhos, capazes de melhorar a comunicação casa/escola/casa e entre pais e docentes, fornecidas algumas "dicas" para os pais tornarem mais eficiente o tempo dedicado ao estudo pelos seus filhos  em casa bem como relembradas algumas fases indispensáveis para que os  TPCs possam realmente ser significativos no processo de ensino-aprendizagem( Planeamento (prof) - Realização (aluno) - Monitorização (prof). 


Entre os presentes as opiniões pró e contra os TPCs fizeram-se ouvir, nas diferentes perspetivas de pais/EE e de docentes e técnicos, e a avaliação global realizada pelos presentes foi bastante satisfatória.  

Agradecemos a presença e a participação de todos e um "OBRIGADO" muito especial à Jennifer e à Tânia pela sua disponibilidade, pela partilha de conhecimento realizada e pela generosidade com que receberam todos os contributos realizados. 

 GAAF 


Escola de Prado recebe sessão sobre importância dos trabalhos de casa

A Biblioteca da Escola Básica de Prado recebe na próxima quinta-feira, dia 10 de Maio, a partir das 18h30, a sessão de sensibilização “TPC: quês, porquês e para quem?”, dinamizada pelas psicólogas de Educação e investigadoras da Universidade do Minho Jennifer Cunha e Tânia Nunes.
A organização explica que esta sessão surgiu «dada a pertinência e as inúmeras e contraditórias opiniões acerca deste tema, que tanto afecta o quotidiano escolar e familiar dos alunos».
Um dos temas centrais da discussão será se os TPC – Trabalhos Para Casa são realmente proveitosos para os alunos.
«Desejamos promover um debate realmente proveitoso em que se partilharão e confrontarão opiniões de pais, de professores e de técnicos», referem os organizadores.
A sessão é aberta a toda a comunidade escolar.

in "Vilaverdense" 

Sem comentários: