sexta-feira, 18 de maio de 2018

EB de Prado no IV Encontro ART'Themis +

Mais de 100 alunos, 3 Diretoras de Turma, Carla Carvalho, Filomena Martins e Regina Freitas bem como três elementos do GAAF, promotor deste projeto na EB de Prado,  Isabel Macedo, Fátima Rodrigues e Susana Fernandes rumaram na tarde de 4ªfeira (dia 16 de Maio) para Braga, em autocarros cedidos pela CMVV (que desde a primeira hora apoia este projeto) e foram ao auditório da Universidade do Minho apresentar os trabalhos artísticos produzidos  acerca dos temas abordados nas sessões que ao longo do ano foram sendo dinamizadas pela Tatiana Mendes, a técnica da UMAR responsável pelo projeto na nossa escola. 



A sessão iniciou-se com a apresentação de uma perfomance do 6º1 e PIEF1 da EB Dr. Francisco Sanches , sobre os Direitos Humanos e que teve como base um poema do ex-professor da escola, José Machado,  de 1998 e que no refrão dizia : AQUI ESTAMOS NÓS, OS QUE LEVANTAMOS A VOZ...
O 6ºC apresentou  uma pequena dramatização sobre um caso de violência no namoro, apelando à promoção de relações saudáveis e de atitudes dos amigos assertivas e interventivas, sempre que algo não está a correr bem...mostra que os amigos são importantes na nossa vida, também para nos protegerem...


O 6ºD apresentou um musical sobre estereótipos de género, com a adaptação de 2 músicas e um rap original, onde através dos códigos, cor-de-rosa, azul e arco-íris se  explorou o condicionamento que sentimos pelas questões de género,  tão padronizados e aceites socialmente, que interferem nomeadamente na escolha de cursos e profissões...e que divulgou a mensagem que, apesar das diferenças e de gostarmos de coisas diferentes, isso não impede que possamos conviver em liberdade e harmonia.

Depois foi a vez do lanche, de alguns momentos de descontração (porque isto de ser artista e atuar perante um público não é tão fácil como pode parecer)  e de algumas atividades de animação proporcionada pela profª Filomena.
Regressando ao auditório foi a vez da Escola de Nogueira apresentar a sua perfomance.
 
Em seguido, o 5º B apresentou um vídeo sobre uma situação de bullying em sala de aula, com 3 grupos de alunos, os tótós, os espertos e as raparigas e que acabam por retratar a turma como reflexo da comunidade e da sociedade.


O 6ºB teatralizou situações de descriminação no desporto (futebol=rapazes) e (ballet=raparigas), questionando se há competências diferentes em função do género ou se é a influencia dos diferentes brinquedos, brincadeiras e experiências que condicionam realmente o desenvolvimento de certas competências.
Finalmente, o 5º A apresentou um conjunto de vídeos realizados pelos alunos sobre diferentes tipos de preconceitos (cultural, racial, religioso, sexual, social)  com pequenas intervenções defendendo que o respeito é muito importante, se queremos ser felizes e demonstrando a importância de valorizar a liberdade e a diversidade.





GAAF

Sem comentários: