Avançar para o conteúdo principal

EB de Prado no IV Encontro ART'Themis +

Mais de 100 alunos, 3 Diretoras de Turma, Carla Carvalho, Filomena Martins e Regina Freitas bem como três elementos do GAAF, promotor deste projeto na EB de Prado,  Isabel Macedo, Fátima Rodrigues e Susana Fernandes rumaram na tarde de 4ªfeira (dia 16 de Maio) para Braga, em autocarros cedidos pela CMVV (que desde a primeira hora apoia este projeto) e foram ao auditório da Universidade do Minho apresentar os trabalhos artísticos produzidos  acerca dos temas abordados nas sessões que ao longo do ano foram sendo dinamizadas pela Tatiana Mendes, a técnica da UMAR responsável pelo projeto na nossa escola. 



A sessão iniciou-se com a apresentação de uma perfomance do 6º1 e PIEF1 da EB Dr. Francisco Sanches , sobre os Direitos Humanos e que teve como base um poema do ex-professor da escola, José Machado,  de 1998 e que no refrão dizia : AQUI ESTAMOS NÓS, OS QUE LEVANTAMOS A VOZ...
O 6ºC apresentou  uma pequena dramatização sobre um caso de violência no namoro, apelando à promoção de relações saudáveis e de atitudes dos amigos assertivas e interventivas, sempre que algo não está a correr bem...mostra que os amigos são importantes na nossa vida, também para nos protegerem...


O 6ºD apresentou um musical sobre estereótipos de género, com a adaptação de 2 músicas e um rap original, onde através dos códigos, cor-de-rosa, azul e arco-íris se  explorou o condicionamento que sentimos pelas questões de género,  tão padronizados e aceites socialmente, que interferem nomeadamente na escolha de cursos e profissões...e que divulgou a mensagem que, apesar das diferenças e de gostarmos de coisas diferentes, isso não impede que possamos conviver em liberdade e harmonia.

Depois foi a vez do lanche, de alguns momentos de descontração (porque isto de ser artista e atuar perante um público não é tão fácil como pode parecer)  e de algumas atividades de animação proporcionada pela profª Filomena.
Regressando ao auditório foi a vez da Escola de Nogueira apresentar a sua perfomance.
 
Em seguido, o 5º B apresentou um vídeo sobre uma situação de bullying em sala de aula, com 3 grupos de alunos, os tótós, os espertos e as raparigas e que acabam por retratar a turma como reflexo da comunidade e da sociedade.


O 6ºB teatralizou situações de descriminação no desporto (futebol=rapazes) e (ballet=raparigas), questionando se há competências diferentes em função do género ou se é a influencia dos diferentes brinquedos, brincadeiras e experiências que condicionam realmente o desenvolvimento de certas competências.
Finalmente, o 5º A apresentou um conjunto de vídeos realizados pelos alunos sobre diferentes tipos de preconceitos (cultural, racial, religioso, sexual, social)  com pequenas intervenções defendendo que o respeito é muito importante, se queremos ser felizes e demonstrando a importância de valorizar a liberdade e a diversidade.





GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género