Avançar para o conteúdo principal

Vamos todos colaborar nesta missão...

 Tendo a EB de Sobral-Cervães e a EB n.º 1 de Prado manifestado interesse em participar na "Missão Ambiente", promovida pela VALORMED, cujo objetivo é recolher embalagens e medicamentos fora de uso,  procedeu-se à inscrição daqueles estabelecimentos. Assim, foram atribuídas várias farmácias, que se constituem como pontos de recolha, sendo as mais proximas as seguintes:
  • Farmácia de Cervães
  • Farmácias Universal e Rocha, em Vila Verde
  • Farmácia de Prado
  • Farmácia de Adaúfe
  • Farmácia da Isabelinha, em Barcelos
  • Farmácia Loureiro Basto, em Palmeira;
  • Farmácias Roma, S. João e Sousa Gomes, em Braga.

 A campanha de entrega das embalagens vazias e medicamentos fora de uso decorre até 6 de abril de 2018.

Apelamos à participação de todos!








MISSÃO
O QUE É?
A Missão Ambiente é uma ação de caráter ambiental que pretende sensibilizar os jovens para a necessidade da entrega regular das embalagens vazias e medicamentos fora de uso nas farmácias. Promovida pela VALORMED, a Missão Ambiente 2017-2018 conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente, IP (APA) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP (INFARMED).
No ano letivo de 2017-2018, todos os Agrupamentos de Escolas Básicas [EB] e Agrupamentos de Escolas Básicas e Secundárias [EBS], situados em Portugal Continental e com inscrição validada pela organização, poderão participar nesta edição da Missão Ambiente.
O período de inscrições dos Agrupamentos decorre entre 18 de setembro e 20 de outubro. Por sua vez, a competição terá início a 27 de novembro até 6 de abril de 2018.
OBJETIVOS
O objetivo da Missão Ambiente 2017-2018 é sensibilizar os alunos do 1º ciclo e a comunidade que os rodeia para o papel da VALORMED. Enquanto entidade gestora de um fluxo específico de resíduos, esta ação foi concebida e desenvolvida para alertar para a importância da entrega regular das embalagens vazias e medicamentos fora de uso, de origem doméstica, nas farmácias.
Uma vez recolhidos nas farmácias, os resíduos ali depositados nos contentores VALORMED existentes para esse efeito são encaminhados para um Centro de Triagem onde é feita a sua separação e classificação. Daí, seguem para reciclagem os materiais passíveis de poderem ser reciclados e para incineração os restantes com valorização energética.
Com esta ação pretendemos demonstrar o impacto dos medicamentos no ambiente e saúde pública após a sua utilização:
  1. Despertar a consciência social dos cidadãos no que diz respeito aos resíduos que são gerados.
  2. Reduzir a quantidade de medicamentos armazenados em casa, evitando a automedicação indevida.
  3. Mudar comportamentos suscitando a entrega dos seus resíduos nas farmácias e desaconselhando a sua deposição no lixo doméstico ou vazamento dos restos nos esgotos.
COMO FUNCIONA?
1
A Missão Ambiente 2017-2018 está aberta a todos Agrupamentos de Escolas Básicas [EB] e Agrupamentos de Escolas Básicas e Secundárias [EBS], localizados em Portugal Continental.
2
Para participar, a inscrição de um Agrupamento deve ser realizada por um seu responsável, preenchendo o formulário no separador Inscrições com os respetivos dados. A inscrição é obrigatória e deve ser realizada entre os dias 18 de setembro e 20 de outubro de 2017, após consulta do Regulamento e aceitação das condições de participação.
3
Os responsáveis de cada Agrupamento devem explicar a todos os alunos do 1º ciclo (que passamos a designar como Super-Med) o papel da VALORMED e os objetivos desta Missão, focando a sua intervenção na necessidade de entrega das embalagens vazias e medicamentos fora de uso de origem doméstica nas farmácias. Contudo, devem alertar que apenas os adultos o podem fazer, uma vez que as crianças se devem manter afastadas dos medicamentos, salientando que cerca de um terço das chamadas telefónicas recebidas no INEM se relacionam com crianças, até aos 15 anos, que ingeriram produtos tóxicos ou medicamentos.
4
A competição terá início no dia 27 de novembro e termina a 6 de abril de 2018, sendo que todo o processo desta Missão é muito simples.
Aos Agrupamentos de Escolas Básicas [EB] e Agrupamentos de Escolas Básicas e Secundárias [EBS] inscritos serão atribuídas farmácias localizadas na sua área geográfica, procurando utilizar-se critérios de racionalidade e proporcionalidade na sua distribuição.
A cada farmácia será atribuído um Agrupamento.
Considerando que o número de farmácias é superior ao número de Agrupamentos existentes, várias farmácias vão recolher para um mesmo agrupamento.
Os pais, familiares e comunidade envolvente adulta devem fazer as entregas dos resíduos nas farmácias atribuídas ao seu Agrupamento.
A farmácia recebe os resíduos de medicamentos e deposita-os nos contentores da VALORMED, não necessitando de efetuar nenhum registo adicional para além do já habitual preenchimento da Ficha de Contentor, em particular, a identificação da farmácia.
Os contentores da VALORMED são encaminhados para o Centro de Triagem e pesados individualmente.

As entregas feitas nas farmácias aderentes serão contabilizadas a favor do Agrupamento atribuído.
Os 6 Agrupamentos com maior registo de peso entregue, terão direito a um super-prémio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género