No próximo dia 21, às 10h00, na EB n.º 1 de Prado, realizar-se-á uma formação acerca da temática "Cultura cigana e educação escolar"., destinada a pessoal docente e não-docente.
A referida formação será desenvolvida pela Doutora Maria José Casa-Nova.
O porquê da importância deste tema para a nossa Comunidade Educativa ?
O sucesso escolar das crianças ciganas depende do conhecimento e no modo de lidar com as diferenças.
O receio de alguns pais ciganos que os seus filhos sejam vítimas de discriminação e o desrespeito pela cultura cigana são razões que condicionam a continuidade das suas crianças na escola. No quotidiano escolar, não raras vezes, observamos situações em que é evidente o choque de culturas, apesar de haver diálogo, aceitação da diferença e práticas multiculturais.
Sabemos que lidar com o campo emocional de uma criança é uma tarefa complicada, sobretudo para uma criança cigana porque para ela é difícil deixar a sua cultura da parte de fora da escola e absorver outra assim que inicia as aulas. No entanto, verifica-se que uma criança cigana se esforça quase todos os dias para ser socialmente aceite no seio da sua turma. É por isso, que os comportamentos diferenciados, as crenças e convicções das crianças ciganas devem ser alvo de uma profunda reflexão cujo foco se deve centrar numa cultura e vivência familiar e comunitária muito próprias.
Quando entram na escola, as crianças ciganas deparam-se com um mundo novo onde lhes são transmitidas normas culturais diferentes das do povo cigano. Encontram outras tradições que não são as suas. A educação da criança cigana começa na sua família e na comunidade, onde os hábitos enraizados têm um forte papel na estruturação dos comportamentos sociais. Na escola, estas diferenças culturais podem gerar alguns conflitos se professores e auxiliares não conhecerem a cultura cigana. Por isso, a escola tem de estar preparada para ir ao encontro destas normas culturais pelo que é de necessário facultar-lhes informação que acrescente valor na coordenação e consciencialização dos profissionais de educação.
É um facto que, em escolas frequentadas por um grande número de crianças ciganas, se percebe que a integração escolar e social é mais fácil de construir uma vez que o processo de ensino-aprendizagem recorre com frequência à pesquisa, à interação e adere a práticas multiculturais.
Não esqueçamos que o apego pela cultura e pelas tradições condiciona a perspectiva de alguns pais ciganos, que ainda consideram que a escola só é importante porque possibilita às crianças adquirirem a leitura e a escrita. Na sua perspectiva, a frequência da escola pelas crianças, pode levar à perda da identidade cultural do povo cigano. Mas, apesar de tudo, existem vários pais que vêem na escola uma oportunidade de evolução, de alcançar melhores condições de vida e aproximar-se da sociedade envolvente.
Poderá demorar algum tempo para que toda a comunidade cigana confie na escola e no seu corpo docente, no entanto, a construção de projetos sensíveis à realidade das crianças ciganas irão permitir uma maior confiança dos pais e da comunidade cigana.
Também os assistentes operacionais terão formação neste período de interrupção letiva, sendo que o tema é Uma Escola para SER... mais um contributo para o desenvolvimento
de competências promotoras de um ambiente calmo e seguro, da gestão de
conflitos e da inclusão escolar.
Tema:
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Data:20 e 21 de
Dezembro 2017
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Horário: 9 às 12 horas
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Duração: 3+3 = 6 horas
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Destinatários:
Assistentes
Operacionais do Agrupamento de Escolas de Prado
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N.º
Formandos: 30
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Local da
Formação: EB de
Prado (sala 17)
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Formadora:
Organização:
UCC de Vila Verde – Saúde
Escolar
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Fundamentação
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A Atenção
Plena ou o Mindfulness, é uma forma de meditação, recentemente integrada na
psicologia moderna, como uma ferramenta válida no desenvolvimento das
habilidades emocionais, tal como a regulação emocional, com efeitos
terapêuticos comprovados. Desta forma, o Mindfulness torna-se uma ótima
ferramenta, quando usada, para a regulação das emoções, para a gestão de
conflitos, contribuindo para um ambiente mais calmo, mais sereno, de maior
aceitação e compaixão, promotor de saúde mental e melhores aprendizagens.
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Objetivos
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