Avançar para o conteúdo principal

Justiça para tod@s

Turma do Programa Integrado de Educação e Formação do Agrupamento de Escolas Prado participou no projecto “Justiça para Tod@s “


A turma PIEF, Programa Integrado de Educação e Formação, do Agrupamento de Escolas de Prado, constituída na sua maioria por jovens de etnia cigana, participou durante a manhã de hoje na simulação de um julgamento, actividade no âmbito do projecto “Justiça para Tod@s “.


Graça Fernandes, professora na escola EB 2,3 de Prado e directora de turma do PIEF, explicou que «aderimos este ano a um projecto nacional chamado “Justiça para Tod@s”, em que trabalhávamos um caso e depois se fazia um julgamento. Todos os alunos da turma participaram e tivemos a ajuda da advogada e tutora Juliana Cruz, que nos aconselhou e ajudou a tratar do processo e a desenvolver o projecto».

Juliana Cruz, advogada, realçou que «Foi dada uma série de crimes com várias opções para os alunos escolherem. A partir daí desenvolvemos todo o processo em si, o processo formal. Escolhemos as Testemunhas, o Juiz e o Procurador. Tudo o que se passou aqui na sala de audiências foi muito trabalhado na escola. Tudo partiu da iniciativa deles. Nós somente orientamos».

Diana, aluna do PIEF que participou nesta iniciativa com o papel de Procuradora, disse sentir-se «orgulhosa, pois não é todos os dias que que temos este papel. Gostei muito de participar».

O Projecto “Justiça parta Tod@s” que pretende promover os valores democráticos colocando a Educação para a Justiça e o Direito (em especial os Direitos Humanos, direitos das minorias e não discriminação), como ferramenta cívica fundamental num Estado-de-Direito. Procura-se dar particular atenção aos grupos desfavorecidos, grupos de risco e grupos sujeitos a discriminação (designadamente jovens com medidas tutelares educativas, imigrantes, etnias minoritárias, reclusos, ex-reclusos, jovens em risco).



Pedro Nuno Sousa
ovilaverdense
Jornal o VilaVerdense
Jornal o VilaVerdenseJornal o VilaVerdenseJornal o VilaVerdenseJornal o VilaVerdenseJornal o VilaVerdenseJornal o VilaVerdenseJornal o VilaVerdenseJornal o VilaVerdenseJornal o VilaVerdenseJornal o VilaVerdenseJornal o VilaVerdenseJornal o VilaVerdenseJornal o VilaVerdense


    Comentários

    Mensagens populares deste blogue

    Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

    Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

    Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

    Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

    A importância de "pensar fora da caixa"...

    Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género