Avançar para o conteúdo principal

Já começaram as sessões do "Vamos Prevenir"


 
O GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) em colaboração como CLDS 3G de Vila Verde vai realizar um grupo de intervenção destinado aos alunos do 6ºano que decorrerá nos dias 2, 9 , 16 e 23 de Fevereiro no seguinte horário:


 
Hora
 (5ºFeira)
11.50 h
6ºE (FC)
12.35 h
6ºB (EF)


13.35 h

14.20 h
6ºC (OC)
15.15 h
6ºA (OC)
16.00 h
6ºD (EF)

Os objetivos desta atividade são prevenir comportamentos de risco, distinguir consumo de abuso de substâncias e identificar as consequências pessoais e sociais do consumo de substâncias e de comportamentos sexuais de risco, fortalecer os jovens para adotar comportamentos de tomada de decisão consciente e a apoiá-los no diferenciar de emoções.

Nesta sessão foram abordadas questões associadas às substâncias lícitas e ilícitas, os conceitos de droga(s), as diferenças entre consumo, abuso e dependência, questões associadas aos jovens e às drogas, porque fumam os jovens, etc.

Para terminar,  os alunos levantando o cartão verde ou vermelho, manifestaram o seu acordo ou desacordo com alguns mitos com que nos deparamos no dia -a-dia, na tentativa de os desconstruir.

 GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género