Avançar para o conteúdo principal

Atividade GAAF + CLDS 3G de Vila Verde


A Drª Mª João, do CLDS 3G de Vila Verde explorou e partilhou com os participantes a discussão dos problemas de comportamento, que consistem em padrões de comportamento tão difíceis que ameaçam as relações normais entre a criança e quem a rodeia, e que essas crianças precisam seriamente tanto de afeto como de limites,  uma vez que têm maior probabilidade de serem rejeitados pelos colegas, envolver-se em conflitos com pais e professores e desenvolver  comportamentos socialmente desviantes na adolescência.

Falamos do que deveremos fazer, do que deveremos evitar fazer e foram também mencionadas algumas sugestões práticas, que podem contribuir para tornar mais eficaz e menos desgastante emocionalmente a nossa missão de educar.

No final promoveu-se o debate e a troca de experiências entre os participantes e foi distribuído um folheto com o resumo dos assuntos abordados na sessão.


Enquanto os pais participavam na sessão, os filhos que os acompanharam puderam participar num “atelier” artístico dinamizado na sala 17 pela profª Sameiro Rodrigues, que gentilmente acedeu ao desafio do GAAF de promover uma atividade aliciante para os pequenos artistas.

São momentos como este, participados, partilhados e promotores de desenvolvimento pessoal que gostaríamos de ver multiplicados no futuro e enriquecidos com a vossa presença e participação.

GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género