Avançar para o conteúdo principal

Mais um reconhecimento do bom trabalho desenvolvido na EB de Prado...





in "Correio do Minho de  14 de maio



Parabéns aos "artistas" vencedores 


5ª Edição da "BIENAL NA ESCOLA" / EB 2/3 Prado - Escola Monsenhor Elísio Araújo - Secundária de Vila Verde GRANDES VENCEDORAS

A EB 2/3 Prado, a Escola Monsenhor Elísio Araújo e a Secundária de Vila Verde foram as grandes vencedoras da 5ª Edição da “Bienal na Escola”. O júri esteve, hoje, reunido e analisou 27 trabalhos provenientes dos Agrupamentos de Escolas de Vila Verde, de Moure e Ribeira do Neiva, de Prado, pela Escola Secundária e pela Escola Profissional Amar Terra Verde. O mote de inspiração para a concepção dos trabalhos foi “A Luz”. Dos trabalhos apresentados 5 correspondiam ao 1º Escalão, 9 ao 2º e 12 ao 3º Escalão.
De acordo com o Regulamento, estão previstos 3 “Grandes Prémios a Bienal na Escola “, um para cada Escalão, e Menções Honrosas. No 1º Escalão o Grande Prémio foi para a obra em fotografia «Em Contramão», um trabalho colectivo do 6º B da escola de Prado, escola que ganhou, ainda, uma menção honrosa com a obra em cerâmica «A Descoberta da Luz». O júri atribuiu menções honrosas aos trablhos em técnica mista «O Olhar» e «Zulex» e à obra «A Luzinha» em pintura e colagem em relevo todos do Centro Escolar de Vila Verde.
No 2º Escalão ganhou a obra «Poéticas de Luz» em fotografia da EB 2/3 Monsenhor Elísio Araújo, escola que ainda ganhou duas menções honrosas com a instalação «Iluminados» e o vídeo «Cósmicos». Outra menção honrosa foi atribuída à EB 2/3 da Vila de Prado com a fotografia «Entre mim e aquilo que observo».

Finalmente, no 3º Escalão, o grande prémio foi atribuído ex équo à Pintura «Ã•ADIRUCSE» e ao vídeo «Nem Branco, Nem Preto», ambos da Secundária de Vila Verde. Menções honrosas «Selfie» (fotografia) da Secundária de Vila Verde e para as obras em design «Lightboy» e «Bluelight» da EPATV.
De referir, ainda, que os Grandes Prémios serão colocados à consideração do Júri de Premiação da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, 2016. Apesar do pré-escolar não ser um grau de ensino que integre o público a quem este concurso se dirige, foi atribuída uma menção honrosa especial à obra “O Gato” do Centro Escolar de Vila Verde.
O Júri foi constituído por Luís Coquenão, pintor e coordenador artístico da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, Rafael Cruz Ibarra, artista plástico, Sandra Monteiro, Escola Profissional Amar Terra Verde, Manuel Flores, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Fernando Camelo, da Escola Secundária de Vila Verde, Fernanda Sousa, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e Alberto Botelho, do Agrupamento de Escolas de Prado.

A Bienal na Escola é uma iniciativa do Município de Vila Verde e conta com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas de Vila Verde, de Moure e Ribeira do Neiva, de Prado, da Escola Secundária de Vila Verde e da Escola Profissional Amar Terra Verde. Integrada na Programação VILA VERDE, VILA CRIATIVA, esta Bienal, que se destina a crianças e jovens que frequentam os diversos graus de ensino nas escolas do concelho, visa promover o desenvolvimento artístico de crianças e jovens, incrementar o contacto da população e em particular da comunidade escolar com várias formas de Arte, criar novos públicos e promover a imagem do concelho enquanto Vila criativa. O Concurso vai culminar com a organização de uma Exposição dos trabalhos na Biblioteca Professor Machado Vilela, a decorrer de 15 a 31 de Maio.

---
P.A.P. (CP 9420)
in "ovilaverdense"

    Jornal o VilaVerdense

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género