Avançar para o conteúdo principal

Festa da Família em Prado

No âmbito do plano de atividades da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde foi lançado um desfio às associações de pais do Concelho de Vila Verde, no sentido de dinamizarem uma atividade de promoção dos direitos da criança,  participando de forma ativa na “Festa da Família”, que se realizou no dia 8 de junho em Prado. 



Numa iniciativa que,  pela primeira vez,  pretendia reunir todas as Associações de Pais e EE das escolas do concelho de Vila Verde numa atividade que constitui uma forma peculiar de homenagear um direito que assiste a todas as crianças: o direito à família, a  ideia era potenciar o espírito subjacente a este dia e proporcionar momentos de convívio entre todos os elementos das famílias.


Sendo o objetivo reunir numa mesma atividade pais e filhos ou elementos da família de diferentes gerações,   a escolha  recaiu sobre a dinamização de Jogos Tradicionais pois estes jogos, transmitidos de geração em geração representam  uma grande herança cultural e,  trazer até às crianças de hoje os velhos jogos de ontem,  pode ajudá-los na descoberta desse tesouro. 
Ao mesmo tempo, aos mais velhos é um abrir da sua "caixinha de recordações", onde guardam divertidos momentos da sua meninice que certamente  os fizeram sentir rejuvenescidos.

Para cumprir este plano de intenções algumas Associações pediram a colaboração a alguns professores das escolas e outras assumiram elas próprias a função de dinamizadores e embora ainda não tenham participado todas as Associações de pais existentes, verificou-se já uma boa cooperação e participação e sabemos que em futuras edições  tudo correrá ainda melhor.





Uma atividade extra que despertou o interesse e entusiasmo de grandes e pequenos, foi o SNAGOLFE e o acompanhamento técnico e logístico do professor Pedro Dias da Associação Portuguesa de Snagolfe foi fundamental para o sucesso desta atividade.




Também este foi  um feliz encontro entre novos desportos e antigas tradições...















Só podemos prometer que, para o ano, a festa da Família é para continuar ... e o Agrupamento de Prado lá estará...

Comentários

Anónimo disse…
Parabéns pela atividade.
Continuem...
Anónimo disse…
Parabéns pela atividade.
Continuem...

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género