Avançar para o conteúdo principal

Dormir e ler ajuda a crescer

Projeto  Dormir e ler ajuda a crescer

Este projeto, foi desenvolvido em articulação da Biblioteca Escolar com o PES (Projeto Educação para a Saúde) / GAAF (  Gabinete de Apoio ao aluno e à família) e surgiu da necessidade de sensibilizar a Comunidade Escolar para a problemática do sono e seus reflexos no sucesso escolar e na qualidade de vida nem geral.
Ao utilizar a leitura como motivação, foram desenvolvidas diversas atividades e iniciativas, para todos os níveis de ensino, para além de pais e encarregados de educação e restante comunidade educativa.

   Fundamentação
- Constatação da existência de maus hábitos de sono dos nossos jovens, com consequências evidentes no seu comportamento e aproveitamento.
- Necessidade da escola assumir uma intervenção educativa, no sentido de alterar comportamentos e hábitos de sono.
- Promover a adoção de práticas favoráveis à regulação do sono, incluindo a leitura.

Objetivos
- Sensibilizar para a importância do sono no desenvolvimento integral do aluno: sucesso educativo e qualidade de vida.
- Contribuir para a modificação de comportamentos, hábitos e mitos sobre o sono.
- Promover a leitura e a escrita criativa, tendo como base o tema do projeto.

Público-alvo
Alunos de todos os anos de escolaridade dos 4 níveis de ensino (do pré-escolar ao 3º ciclo) de todas as escolas do Agrupamento:
JI de Oleiros
EB1 Oleiros
JI e EB1 de Cervães
Centro Escolar de Cabanelas
Centro Escolar de Prado
EB de Prado

Ações desenvolvidas
- Estudo sobre os hábitos de sono dos alunos do agrupamento através da utilização de instrumentos adequados a esta avaliação.
- Leitura e tratamento de textos relacionados com o sono. Estas atividades foram realizadas de forma interdisciplinar, por vários professores. A partir das leituras efetuadas, foram apresentadas diversas iniciativas na biblioteca escolar: Leituras encenadas, dramatizações, sessões de vídeo,…
- Realização de trabalhos em diferentes suportes: BD, slogans, cartazes, fotografia, vídeo, … para futura exposição itinerante nas diversas escolas do Agrupamento.
- Concurso literário “Dormir e ler ajuda a crescer” .
- Sessões de formação/ sensibilização para toda a comunidade educativa com o objetivo de fomentar a adoção de comportamentos favoráveis à regulação do sono.
- Partilha / divulgação das atividades desenvolvidas e suas conclusões através de: blogues, facebook, jornal da escola, rádio escolar, imprensa local, cartazes, folhetos,…


Aqui fica o registo de alguns dos trabalhos realizados no âmbito deste Projeto evidenciando  imensa criatividade e empenho de todos os participantes, quer alunos quer docentes.

EB nº1 de Prado
JI Centro Escolar de Cabanelas
EB nº1 de Prado
EB nº1 de Prado - JI
pré-escolar
JI




JI de Oleiros


Centro Escolar de Cabanelas



DEITAR
(Canção 3ºCiclo)
Deitar, Dormir, Sonhar
Com um príncipe encantado
Eu vou descobri-lo
É por isso que eu
Tenho o sono regularizado


REFRÃO: Deitar cedo e cedo erguer
Dá saúde e faz crescer

Eu tenho que dormir
Porque cedo vou erguer
Fica 10% a lembrar
90% Vai ao ar

Eu tenho que dormir
Para cedo reagir

REFRÃO: Deitar cedo e cedo erguer
                                                                               Dá saúde e faz crescer

O sono é uma
Tarefa importante
E por isso vou tentar
Sem ter ninguém a relembrar

REFRÃO: Deitar cedo e cedo erguer
                 Dá saúde e faz crescer

10% A lembrar
O restante vai ao ar (a descer)
Eu tenho que dormir
E não vou discutir.

Música: Doce Tentação

Mariana Lopes / 7ºB

Poema (2ºCiclo)

Sono?

Leve sono, com sonhos assustadores
Que me põem mal disposto,
Aborrecido mesmo!
Não quero que ninguém fale comigo.

Sono?
Sono, pesado com sonhos
De encantar
Descanso o cérebro
E as energias recarrego
Para um novo dia começar!

Sono?
Depois de um bom sono:
Acordo a sorrir cheio de alegria
Para estudar, correr, saltar…
Com o meu pensamento
Cheio de ideias a brilhar!
Se queres uma vida a sorrir.
Cada dia, oito horas deves dormir!
       
                                                            Cristiana Machado   6ºB




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género