Decorreu ontem, 22 de Janeiro, na Biblioteca da Escola Básica de Prado uma sessão de trabalho com o tema "Os problemas de comportamento e de aprendizagem em contexto de sala de aula", com o Doutor João Lopes, professor no
Departamento de Psicologia da Universidade do Minho.
Apesar desta sessão se ter realizado no final de um sempre "cansativo" dia de trabalho, a eloquência, expressividade e bom humor do orador, associadas ao seu muito saber sobre as questões da aprendizagem e da indisciplina na sala de aula, transformaram esta sessão num momento tão alegre quanto enriquecedor .
Com humor, ironia e precisão foram focados alguns dos comportamentos de alunos e docentes que caraterizam o quotidiano escolar e que despoletaram momentos de análise e reflexão sobre a nossa prática educativa.
Mais momentos destes seriam certamente bem vindos...
Para quem estiver curioso e interessado aqui ficam algumas informações sobre o nosso orador...
João Lopes é professor no Departamento de Psicologia
da Universidade do Minho. Licenciou-se em Psicologia em 1981, na Universidade
do Porto, tendo concluído em 1991 o Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e
da Educação da Criança nesta mesma Universidade. Em 1996 doutorou-se em
Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, com uma tese sobre
hiperactividade em contexto escolar. Dedica-se há longos anos à formação de
professores do ensino regular e da educação especial e à formação graduada e
pós-graduada de psicólogos. É coordenador dos Mestrados em Psicologia da
Educação Especial e em Formação Psicológica de Professores.
A sua área de investigação e de interesse tem
sido desde sempre a dos problemas de comportamento e de aprendizagem em
contexto de sala de aula. Nos últimos anos tem-se dedicado às relações entre
distúrbios emocionais, comportamentais e de aprendizagem, sendo autor de
diversos livros e publicações nesta área. É membro de Associações
Profissionais/Científicas.
Destacam-se trabalhos recentes: "A UTILIZAÇÃO DE
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO
ACADÉMICO/ESCOLAR: ESTUDO COM PROFESSORES DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO",
Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In I
Se Lopes, João A. L. IV Encontro sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na
Infância e na Adolescência,2011 (Conferência)e Seminário Internacional “Contributos
da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga.
Participação como Investigador
responsável: ENSINO DA LEITURA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO:
CRENÇAS, CONHECIMENTOS E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES- 2011
Livros publicados:
1. Espelage, D.; Lopes, João A. 2013. Indisciplina na escola. ed. 1. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
2. Lopes, João A. L; Rutherford, R.; Cruz, M. C; Mathur, S.; Quinn, M.. 2011. Competências sociais: Aspectos emocionais, comportamentais e de aprendizagem. ed. 2. Braga: Psiquilíbrios.
3. Lopes, João A. L. 2010. Conceptualização, avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem: a sofisticada arquitectura de um equívoco. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios.
4. Lopes, João A. L. 2009. Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem e desordem da sala de aula. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios.
5. Lopes, João A. L; Santos, M.. 2008. Crenças e práticas de gestão de sala de aula. ed. 1. Coimbra: Quarteto.
6. Kauffman, J.; Lopes, João A. L. 2007. Pode a Educação Especial deixar de ser especial?. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios.
7. Lopes, João A. L. 2006. Desenvolvimento de competências linguísticas em jardim-de-infância: Manual de Actividades. ed. 1. Porto: ASA.
8. Lopes, João A. L. 2005. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: Perspectivas de avaliação e intervenção. ed. 1. Porto: ASA.
. Lopes, João A. L; Velasquez, M. G; Fernandes, P. P; Bártolo, V. N. 2004. Aprendizagem, Ensino e Dificuldades da Leitura. ed. 1. Coimbra: Quarteto.
10. Lopes, João A. L. 2003. A hiperactividade. ed. 1. Coimbra: Quarteto.
11. Lopes, João A. L; Rutherford, R.. 2001. Problemas de Comportamento na Sala de Aula: Identificação, avaliação e modificação. ed. 2. Porto: Porto Editora.
12. Lopes, João A. L. 2001. Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de “ensinagem”. ed. 1. Coimbra: Quarteto.
13. Lopes, João A. L. 1998. Necessidades educativas especiais: Estudos e investigação. ed. 1. Braga: SHO.
14. Rutherford, R.; Lopes, João A. L. 1997. Problemas de Comportamento na Sala de Aula: Identificação, avaliação e modificação. ed. 1. Porto: Porto Editora
Comentários