Educação para a Saúde
26 de Setembro de 2013
Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência
O Dia Mundial da
Prevenção da Gravidez na Adolescência é uma campanha global destinada a
melhorar a educação sexual, promover a consciencialização sobre a contraceção
moderna e reduzir os altos índices de gravidez indesejada ou não planeada em
todo o planeta.
Criada há seis anos, a
campanha enfoca um tópico diferente de saúde reprodutiva a cada edição, sob o
título global "Sua Vida".
Em 2013 o tema será “Sua Vida. Seu Futuro”, mote que traduz
exatamente o que esta iniciativa, adotada em mais de 70 países, pretende:
reforçar a consciência dos jovens de que ele é responsável pela sua vida e que
deve adotar um comportamento responsável em relação à sua vida afetiva e
sexual.
O objetivo é educar os
jovens sobre o sexo seguro e responsável e as opções de contraceção,
sensibilizando-os sobre as consequências de uma gravidez não planeada e os
riscos das doenças sexualmente transmissíveis. Dados atuais apontam para uma
situação alarmante: de cada dez bebês,
um é gerado por uma mãe ainda criança.
De forma a assinalar esta data e
constituindo-se como uma atividade de enriquecimento curricular na área da
Educação Sexual (PRESSE) serão realizadas, com a colaboração da BE umas sessões
de cinema para os alunos do 8ºe 9ºanos, onde será visionado o filme Juno. No final do filme será reservado
um pequeno espaço de debate sobre as questões nele abordadas, espaço de
reflexão esse que terá a colaboração das enfermeiras Lurdes Gonçalves e Mª do
Céu Morais, elementos da equipa PRESSE.
O filme aborda de forma peculiar a problemática gravidez
na adolescência. As nomeações deste filme
incluíram o BAFTA, Screen Actors Guild
Awards, Golden Globe e Óscar. O
filme mostra situações de uma menina de 16 anos chamada Juno, que engravida de
seu companheiro de classe Bleeker, e desiste de fazer um aborto. Com a ajuda do
pai, da madrasta e da melhor amiga Leah(Olivia Thirlby), a jovem adolescente
procura o casal "perfeito" para criar seu filho, e encara situações
delicadas e incomuns para sua maturidade. É então que elas encontram Mark e
Vanessa Loring (Jason Bateman e Jennifer Garner), um jovem casal que pretende
adotar seu primeiro filho. Felizmente, Juno tem o apoio do pai (J.K. Simmons) e
da madrasta (Allison Janney), que depois do choque inicial de que sua filha já
tem uma vida sexual com o nada viril Bleeker, decidem unir-se
para ajudá-la.
As sessões decorrerão no seguinte
horário:
Hora
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Turmas
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8.30 h
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9ºA
(FC+LP)
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9ºB
(CN+CN)
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10.10 h
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9ºC
(CN+CN)
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8ºB
(Ing+Ing)
|
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13.30h
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8ºC
(Franc+Franc)
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8ºA
(EV+EV)
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15.10h
|
8ºD
(LP+LP)
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9ºD
(H+H)
|
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9ºE
(Ing+Ing)
|
O
porquê da escolha desta atividade?
Muitos pedagogos defendem que deveremos inserir os filmes no quotidiano
escolar, pela possibilidade de promover boas ocasiões para a integração de
conteúdos, para o aumento da socialização entre os alunos, para a análise
crítica do funcionamento dos sistemas sociais e para uma relação mais profunda
com as pessoas, com o mundo e com a natureza. Assim, os filmes configuram um
instrumento eficiente para viabilizar uma discussão complexa, sutil e
fundamental sobre as agruras e os destinos dos heróis e personagens principais
das narrativas e, consequentemente, para a construção da cidadania e da
personalidade moral.
Esta atividade deve ser encarada como uma aventura do conhecimento que
pressupõe dar voz aos estudantes, promover o diálogo, incitar-lhes a
curiosidade e a questionar o quotidiano e os conhecimentos científicos e, acima
de tudo, dar-lhes condições para que encontrem as respostas para suas próprias
perguntas. Isso tanto do ponto de vista individual quanto do coletivo.
O filme Juno traz temas como a escolha e a autonomia, permeadas pelas
circunstâncias da gravidez, aborto, adoção, crescimento pessoal, entre outros.
Na verdade, trata-se de um sereno poema moral, antes de qualquer coisa
construído a partir de tantas e dilacerantes crises de seus personagens,
manifesto em defesa da fraternidade como regra de vida. Juno MacGuff, uma
adolescente confiante e honesta que toma as rédeas de sua vida ao escolher um
“caminho” de nove meses rumo à da vida adulta. Esperta e muito peculiar, Juno
entra nos corredores da escola onde estuda em seu próprio ritmo, mas, por trás
de sua aparente segurança, existe uma garota que, simplesmente, tenta entender
as coisas. Em vários momentos do filme, ela declara que está sem saber quem é,
pensamento comum na maioria dos adolescentes.
Os temas
abordados, gravidez precoce, aborto e adoção são complexos e requerem múltiplas
formas de abordagem, já que a sustentabilidade do planeta nas suas dimensões
física, social, política, econômica, espiritual, moral, interpessoal passa, sem
dúvida nenhuma, pela formação ética dos indivíduos.
Nenhum estilo de
educação terá sentido se não estiver comprometido com valores. São essas
grandes orientações que ajudam a dar sentido à vida, a se formar como pessoa
ajustada e responsável. Vemos que é esse o grande problema da educação nos dias
atuais, assim, (...) ir à escola deve significar ter oportunidades para
formar-se, para desenvolver-se como pessoa, para ir crescendo em todas as
dimensões humanas (não apenas no conhecimento, mas, também, nas atitudes e no
afeto, na imaginação, no respeito aos demais, na curiosidade, no apreço por si
mesmo e pelo que nos rodeia, na capacidade de assumir compromissos, etc.
Acreditamos que
a escola precisa de estar mais sintonizada com os movimentos sociais e atentas
às transformações que esses movimentos nos impõem. Nunca é demais lembrar que
uma das funções que a sociedade delegou à educação em geral e à escola em
particular é a promoção da possibilidade de construir valores que a
identificam, caraterizam e permitem a vida em grupo. Assim, respeito,
solidariedade e cooperação são valores a serem construídos por todos nós numa
dimensão mundial.
“é preciso muito
tempo
para tornar-se
jovem”
Pablo Picasso
Equipa PES 23/Set/2013
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