Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência




Educação para a Saúde
26 de Setembro de 2013
Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência



O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência é uma campanha global destinada a melhorar a educação sexual, promover a consciencialização sobre a contraceção moderna e reduzir os altos índices de gravidez indesejada ou não planeada em todo o planeta.

Criada há seis anos, a campanha enfoca um tópico diferente de saúde reprodutiva a cada edição, sob o título global "Sua Vida".
Em 2013 o tema será “Sua Vida. Seu Futuro”, mote que traduz exatamente o que esta iniciativa, adotada em mais de 70 países, pretende: reforçar a consciência dos jovens de que ele é responsável pela sua vida e que deve adotar um comportamento responsável em relação à sua vida afetiva e sexual.
O objetivo é educar os jovens sobre o sexo seguro e responsável e as opções de contraceção, sensibilizando-os sobre as consequências de uma gravidez não planeada e os riscos das doenças sexualmente transmissíveis. Dados atuais apontam para uma situação alarmante: de cada dez bebês, um é gerado por uma mãe ainda criança.
 
De forma a assinalar esta data e constituindo-se como uma atividade de enriquecimento curricular na área da Educação Sexual (PRESSE) serão realizadas, com a colaboração da BE umas sessões de cinema para os alunos do 8ºe 9ºanos, onde será visionado o filme Juno. No final do filme será reservado um pequeno espaço de debate sobre as questões nele abordadas, espaço de reflexão esse que terá a colaboração das enfermeiras Lurdes Gonçalves e Mª do Céu Morais, elementos da equipa PRESSE.
O filme aborda de forma peculiar a problemática gravidez na adolescência. As nomeações deste filme incluíram o BAFTA, Screen Actors Guild Awards, Golden Globe e Óscar. O filme mostra situações de uma menina de 16 anos chamada Juno, que engravida de seu companheiro de classe Bleeker, e desiste de fazer um aborto. Com a ajuda do pai, da madrasta e da melhor amiga Leah(Olivia Thirlby), a jovem adolescente procura o casal "perfeito" para criar seu filho, e encara situações delicadas e incomuns para sua maturidade. É então que elas encontram Mark e Vanessa Loring (Jason Bateman e Jennifer Garner), um jovem casal que pretende adotar seu primeiro filho. Felizmente, Juno tem o apoio do pai (J.K. Simmons) e da madrasta (Allison Janney), que depois do choque inicial de que sua filha já tem uma vida sexual com o nada viril Bleeker, decidem unir-se para ajudá-la.
 
 
 
 


As sessões decorrerão no seguinte horário:
Hora
Turmas
8.30 h
9ºA (FC+LP)

9ºB (CN+CN)
10.10 h
9ºC (CN+CN)

8ºB (Ing+Ing)


13.30h
8ºC (Franc+Franc)

8ºA (EV+EV)
15.10h
8ºD (LP+LP)

9ºD (H+H)

9ºE (Ing+Ing)
O porquê da escolha desta atividade?
Muitos pedagogos defendem que deveremos inserir os filmes no quotidiano escolar, pela possibilidade de promover boas ocasiões para a integração de conteúdos, para o aumento da socialização entre os alunos, para a análise crítica do funcionamento dos sistemas sociais e para uma relação mais profunda com as pessoas, com o mundo e com a natureza. Assim, os filmes configuram um instrumento eficiente para viabilizar uma discussão complexa, sutil e fundamental sobre as agruras e os destinos dos heróis e personagens principais das narrativas e, consequentemente, para a construção da cidadania e da personalidade moral.
Esta atividade deve ser encarada como uma aventura do conhecimento que pressupõe dar voz aos estudantes, promover o diálogo, incitar-lhes a curiosidade e a questionar o quotidiano e os conhecimentos científicos e, acima de tudo, dar-lhes condições para que encontrem as respostas para suas próprias perguntas. Isso tanto do ponto de vista individual quanto do coletivo.
O filme Juno traz temas como a escolha e a autonomia, permeadas pelas circunstâncias da gravidez, aborto, adoção, crescimento pessoal, entre outros. Na verdade, trata-se de um sereno poema moral, antes de qualquer coisa construído a partir de tantas e dilacerantes crises de seus personagens, manifesto em defesa da fraternidade como regra de vida. Juno MacGuff, uma adolescente confiante e honesta que toma as rédeas de sua vida ao escolher um “caminho” de nove meses rumo à da vida adulta. Esperta e muito peculiar, Juno entra nos corredores da escola onde estuda em seu próprio ritmo, mas, por trás de sua aparente segurança, existe uma garota que, simplesmente, tenta entender as coisas. Em vários momentos do filme, ela declara que está sem saber quem é, pensamento comum na maioria dos adolescentes.
Os temas abordados, gravidez precoce, aborto e adoção são complexos e requerem múltiplas formas de abordagem, já que a sustentabilidade do planeta nas suas dimensões física, social, política, econômica, espiritual, moral, interpessoal passa, sem dúvida nenhuma, pela formação ética dos indivíduos.
Nenhum estilo de educação terá sentido se não estiver comprometido com valores. São essas grandes orientações que ajudam a dar sentido à vida, a se formar como pessoa ajustada e responsável. Vemos que é esse o grande problema da educação nos dias atuais, assim, (...) ir à escola deve significar ter oportunidades para formar-se, para desenvolver-se como pessoa, para ir crescendo em todas as dimensões humanas (não apenas no conhecimento, mas, também, nas atitudes e no afeto, na imaginação, no respeito aos demais, na curiosidade, no apreço por si mesmo e pelo que nos rodeia, na capacidade de assumir compromissos, etc.
Acreditamos que a escola precisa de estar mais sintonizada com os movimentos sociais e atentas às transformações que esses movimentos nos impõem. Nunca é demais lembrar que uma das funções que a sociedade delegou à educação em geral e à escola em particular é a promoção da possibilidade de construir valores que a identificam, caraterizam e permitem a vida em grupo. Assim, respeito, solidariedade e cooperação são valores a serem construídos por todos nós numa dimensão mundial.







“é preciso muito tempo
para tornar-se jovem”
Pablo Picasso
Equipa PES   23/Set/2013

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género