Avançar para o conteúdo principal

A Biblioteca Escolar e a Educação para a Saúde convidaram...



As equipas da Biblioteca Escolar e da Educação para a Saúde convidaram todos os alunos do 8º e 9ºano para assistirem durante o dia de hoje ao filme JUNO.

O filme Juno foi premiado com um Óscar e “traz para reflexão temas como a escolha e a autonomia, permeadas pelas circunstâncias da gravidez, aborto, adoção, crescimento pessoal, entre outros. Na verdade, trata-se de um sereno poema moral, antes de qualquer coisa construído a partir de tantas e dilacerantes crises de seus personagens, manifesto em defesa da fraternidade como regra de vida. Juno MacGuff, uma adolescente confiante e honesta que toma as rédeas de sua vida ao escolher um “caminho” de nove meses rumo à da vida adulta”.

O convite foi aceite pela grande maioria das turmas, só o 8ºA não participou e, no seguimento da atividade desenvolvida hoje e porque o tempo disponível foi insuficiente para a reflexão final conjunta que preconizávamos, solicitamos aos Diretores de Turma que desenvolvessem com estes alunos uma atividade PRESSE sobre  a mesma temática, tentando consolidar alguns conhecimentos e proporcionando a discussão entre pares sobre algumas destas questões.




É sempre importante e enriquecedor saber o que os jovens pensam e como, durante um debate, argumentam em defesa das suas posições e/ou opiniões.
A equipa dinamizadora, enriquecida ainda com as enfermeiras Lurdes e Mª do Céu, que nos apoiam no desenvolvimento do programa PRESSE, ficou muito satisfeita com a participação dos alunos e reafirma a sua total disponibilidade para apoiar o desenvolvimento destes jovens, também no que à saúde sexual e reprodutiva diz respeito.

 A equipa da Educação para a Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género