Avançar para o conteúdo principal

Dia internacional das pessoas com deficiência



O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa promovida pelas Nações Unidas desde 1998  e a mensagem subjacente à comemoração deste dia é celebrar os direitos humanos das pessoas com deficiência e sensibilizar a sociedade para combater os preconceitos e os obstáculos que impedem estes cidadãos de exercer os seus direitos e participar activamente em todos os aspectos da vida política, social, económica, cultural e artística.
Em termos gerais, podemos definir que "Pessoa Portadora de Deficiência" é a que apresenta, em comparação com a maioria das pessoas, significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de factores inatos e/ou adquiridos, de carácter permanente e que acarretam dificuldades em sua integração com o meio físico e social.(...) 

No domínio da saúde, deficiência representa qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica". Dizer que um indivíduo "tem uma deficiência" não implica, portanto, que ele tenha uma doença nem que tenha de ser encarado como "doente".

“Muitas pessoas não deficientes ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência. Isso é natural. Todos nós podemos sentir-nos desconfortáveis diante do "diferente".

Diferença faz diferença "Simplesmente olha à tua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único. Tu és necessário e isso basta. Na natureza, tamanho, raça, sexo, religião ou deficiência não é diferença.  

TUDO É EXPRESSÃO IGUAL DE VIDA!"


Esse desconforto diminui e pode até mesmo desaparecer quando existirem muitas oportunidades de convivência entre pessoas deficientes e não-deficientes e é com esse objectivo que a EB 2/3 de Prado pretende comemorar esta data com algumas actividades lúdicas (desportivas e musicais e outras, juntando aos nossos,  alunos de outras escolas convidadas.




Esta actividade decorrerá entre as 10 e as 12.00 horas do dia 3 de Dezembro (2ªfeira) no Pavilhão da  EB 2/3 de Prado,  contará com cerca de 105 alunos e docentes das escolas EB 2/3 de Lamaçães (Braga); Cabeceiras de Basto e Arco de Baúlhe; Celeirós; Instituto Novais e Sousa (Braga) e da EB 2/3 de Prado e é uma das actividades do Grupo/equipa de Desporto (NEE),  que integra o Clube do Desporto Escolar deste Agrupamento.


 Eficiente ou deficiente?
                                                       Tem gente que pinta sem mãos,
                                                      Tem gente que corre sem pernas,
Tem gente que escreve sem ler,
Essa gente é que procura o saber!
E, diferentes de muita gente,
São julgados deficientes.
Mas deficiente, por quê?

Essa gente é eficiente,
Essa gente é gente!
     
 É gente igual a você,
                       Você que às vezes deixa de falar             
                                      Finge não enxergar,
                                                Cansa de pensar,
                                                       Permanece no mesmo lugar,
                                                             Ou desiste sem lutar,
                                                                      Mesmo sendo tão eficiente...

Autor desconhecido





 Algumas  fotos da edição 2011...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género