Avançar para o conteúdo principal

Namorar é…

                                                             Educação para a Saúde
                                                          Dia dos Namorados 2012


Atividade proposta aos alunos : Namorar é…
 
Objectivos:
•    Reflectir sobre a importância dos sentimentos na nossa vida
•    Interiorizar a importância da palavra como expressão de sentimentos
 
Dinâmica da atividade:
1)    Cada Diretor de Turma escolherá uma aula de 3ªfeira (dia 14) para o decorrer desta actividade, combinando com o respetivo professor.
2)     Na 3ªfeira, esse professor deverá levantar na sala dos professores o nº de corações de papel coloridos necessário para a sua turma (tamanhos e cores diversas) e fita-cola .
3)    Na 3ªfeira, na aula seleccionada, cada aluno será convidado a escrever num coração a sua própria definição de Namoro e a partilhar essa definição com os restantes elementos da turma.
4)    Numa folha de registo elaborada para o efeito o professor deverá registar todas as definições e depois a turma escolherá a sua favorita para ser escrita num dos corações maiores (registando não só a definição mas também identificando a turma).
5)    Estes 2 itens (Folha de registo e coração com a melhor definição de namoro” devem ser levados pelo professor responsável para a Sala de Professores para os corações serem posteriormente colocados no placard do Polivalente reservado para esse efeito e as folhas de registo entregues posteriormente aos DT para que, se assim o entenderem, se servirem dessas definições como base para algum actividade sobre Educação Sexual.
6)    Os restantes corações deverão ser colados com fita-cola nos vidros das salas de aula de forma a decorarem o espaço e a serem lidos do exterior (atenção ao tamanho e ao desenho das letras para as mensagens ficarem legíveis).
7)    Nos placards das salas estão já expostos outros trabalhos relativos ao tema “Dia dos Namorados” e a decoração do Polivalente está também cheia de corações, elaborados e decorados por todas as turmas da escola.

Pensamos ser uma proposta de atividade simples, transversal a toda a população escolar e que trará um “look” colorido e amoroso aos vários espaços escolares.

                                                                                                           A Equipa da educação para a Saúde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género