Avançar para o conteúdo principal

Noticias da Educação Especial



Os Serviços Especializados de Apoio Educativo do Agrupamento Vertical de Escolas de Prado iniciaram o ano letivo com grande desempenho.


 Assim, no dia 6 de Setembro, convidaram o corpo docente (educadores e professores do 1º 2º e 3º Ciclos), a participarem na Ação de Formação: “O (In)Sustentável peso da Diferença”.

Esta formação teve como objetivo principal informar os docentes, sobre os procedimentos necessários a adotar no âmbito da referenciação e integração de alunos na educação especial.




No dia 12 de Setembro, a equipa dos Serviços Especializados de Apoio Educativo, em colaboração com a equipa da Educação para a Saúde e com a Coordenação dos Diretores de Turma, promoveu a ação de sensibilização do Síndrome de Asperger.

Sendo esta uma problemática que muito nos questiona, e que se manifesta de formas variadas, convidamos para connosco partilharem os seus saberes e experiência, dois pais representantes da Associação APSA que também têm filhos com esta síndrome e que, como tal, lidam diariamente com todos os aspectos inerentes à problemática em questão.

 O convite foi dirigido a todos os docentes, assistentes operacionais e pais dos nossos alunos.


Como todos temos a capacidade de aprender a ler e a escrever, com ou sem o auxílio de tecnologias de apoio, também oferecemos a nossa participação no “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”.

Desta forma, salientamos a honrosa presença das nossas alunas com uma grande “veia” para a dramatização, a Diana, a Patrícia a Cassandra e a Lídia que, de uma forma muito graciosa e singela, encarnaram as personagens da fábula “A Cegonha e a Tartaruga”.

 Esta fábula faz parte do livro “ Três Fábulas” das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que também está inserido no P.N.L. Os destinatários foram os alunos e docentes das turmas do 5º ano e do PIEF da EB2/3 de Prado.

Uma vez que todos temos a faculdade de aprender a ler e a escrever, esta fábula foi adaptada e elaborada em Power Point com imagens e Símbolos Pictográficos para a Comunicação (S.P.C.).Tivemos a oportunidade de expor os trabalhos adaptados utilizados pela educação especial no que diz respeito á aquisição e desenvolvimento da linguagem/comunicação.

Podemos concluir que o nosso trabalho correu bem e mais uma vez, conseguimos alcançar os nossos “objetivos especiais” que passa pela plena integração e inclusão dos nossos alunos.




No âmbito da comemoração do dia internacional da pessoa com deficiência, no passado dia 3 de Dezembro, os Serviços Especializados dos Apoios Educativos do nosso agrupamento, mais uma vez, não deixou que este dia passasse despercebido.

Nesse sentido, toda a comunidade educativa foi convidada a participar nas actividades propostas.


Neste dia, também tivemos a presença de alguns alunos que frequentam a Instituição A.P.P.A.C.D.M. , sendo que, alguns deles, foram alunos do nosso agrupamento.

 A sua presença teve como objetivo primordial a divulgação dos vários trabalhos manuais elaborados pelos mesmos e também a sensibilização da comunidade educativa no sentido de que, ser diferente não implica ser incapaz.

JI / EB1 Francelos
Pelo contrário, é na diferença que está o sentido da verdadeira inclusão e integração da capacidade e do desenvolvimento humano.

Foi com grande satisfação que obtivemos um feedback muito positivo, quer da parte dos colegas, quer da parte dos nossos alunos que juntamente com a motivação e a curiosidade, o encanto e a diversão, prendaram-nos com a sua presença.



JI / EB1 Francelos

JI da Vila

EB1 da Vila

 Alunos da APPACDM de Vila Verde na EB 2/3 de Prado






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género